Aprenda a fazer suflê de chuchu
O chuchu é um dos legumes mais “subestimados” na culinária. Mas, rende pratos extremamente saborosos
O chuchu é um daqueles legumes que leva a brincadeiras e caretas mais do que a elogios e boas receitas. Eu mesma cresci torcendo o nariz para tudo que tivesse chuchu: saladas, sopas, ensopados, etc. Até o dia em que minha mãe resolveu fazer uma receita de suflê com chuchu, dica de uma vizinha.
Não lembro se fui fisgada pelo visual do suflê (que é sempre lindo quando sai do forno!), ou pelo aroma que perfumou a casa. O que me lembro é, que a partir daquela receita, passei a ter mais respeito pelo chuchu. A receita é exatamente a que está abaixo, e vocês podem comprovar que não é preciso nenhum ingrediente extraordinário. Pelo contrário: é uma daquelas receitas bem simples e feita com ingredientes que normalmente temos em casa. O resultado é incrível, o que prova que o chuchu tem sabor!
Nos últimos meses passei a encontrar belos exemplares de chuchu aqui em São Luís, e resolvi fazer uma pesquisa mais detalhada sobre diferentes possibilidades de uso. Garanto que tenho me surpreendido. Descobri que o chuchu também é conhecido por “machucho”, “caiota” ou “pimpinela”. Isso trouxe muitas receitas novas para minha pesquisa. Algumas de doces, pasmem!
E para quem sempre rotulou o chuchu somente como um legume “sem sabor”, e subestima suas propriedades, informo que além de ser rico em água, ele tem bastante fibra. O chuchu também contém bons nutrientes e pouquíssimas calorias (atenção turma que vive de olho na balança!). Para uma versão sem glúten, na hora de polvilhar as tigelinhas, use farinha de arroz, ou farinha de rosca feita com pão sem glúten.
Ingredientes
- 700g de chuchu (usei três pequenos)
- 2 ovos, claras e gemas separados
- 2 colheres (sopa) de queijo ralado
- 1 ½ colher (sopa) de manteiga clarificada (ghee) + para untar
- 1 xícara de leite vegetal
- 1 colher (sopa) de amido de milho ou araruta
- ½ cebola ralada
- 2 colheres (sopa) de salsa picada
- Sal e pimenta do reino
- Farinha de rosca para polvilhar
Modo de fazer
Preaqueça o forno (180°C). Unte tigelinhas individuais refratárias com manteiga e polvilhe farinha de rosca. Descasque o chuchu e pique em pedaços grandes. Cozinhe o chuchu em água e sal até ficarem macios. Drene o chuchu e amasse com um garfo. Reserve.
Refogue a cebola ralada em ½ colher de sopa de ghee (manteiga clarificada), até começar a dourar. Junte a cebola com o chuchu amassado e reserve.
Derreta uma colher (sopa) de ghee (manteiga clarificada) na mesma panela. Junte o amido de milho (ou araruta) e misture até incorporar. Acrescente o leite aos poucos, mexendo para não empelotar. Cozinhe até engrossar. Tempere com sal e pimenta do reino. Misture com o chuchu, as gemas, o queijo ralado e a salsa, até ficar homogêneo. Bata as claras em neve.
Junte as claras à mistura de chuchu, incorporando delicadamente com uma espátula. Coloque nas tigelinhas deixando 1cm da beirada (não encha completamente). Leve ao forno até ficar firme e dourado.
Dica: Sirva assim que tirar do forno. Ele murcha bem rápido!
Foto: Mônica Hering/Cozinhando Como Antigamente
Fonte: CicloVivo