Educação

Educação para o Século XXI é tema de encontro interministerial na sede da OEI

O seminário visa proporcionar um espaço de discussão e partilha um roteiro para o pleno desenvolvimento de modelos híbridos de educação na região

Nos dias 18 a 19 de julho, ocorreu, na sede da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em Madrid, o seminário internacional “Educação para o Século XXI na América Latina e Caribe”, com a participação de ministros e especialistas em educação da Ibero-América. O evento promovido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) teve como objetivo proporcionar um espaço de discussão e partilha de um roteiro para o pleno desenvolvimento de modelos híbridos de educação na região, tendo em conta que, após a abertura parcial de escolas e universidades em 2021, tornou-se evidente o grande fosso digital entre os países ibero-americanos.
Na abertura do seminário, representante da OEI destacou a necessidade de uma proposta de educação híbrida que melhore a produtividade e que prepare os países ibero-americanos caso haja novos cenários de pandemia. Durante a pandemia provocada pela covid-19, 180 milhões de estudantes foram afetados na América Latina, a região do mundo mais atingida. As perdas de aprendizagem durante o primeiro ano da pandemia foram de 90% nas escolas primárias e de 72% nas escolas secundárias da região.

De acordo com os números do BID, pelo menos 77 milhões de pessoas não têm acesso à internet de qualidade nas zonas rurais da América Latina e Caribe, enquanto a probabilidade de abandono escolar entre os jovens dos 12 aos 17 anos de idade aumentou em 13%. Durante o evento, representantes do Ministério da Educação do Brasil compartilharam experiências no âmbito da temática, especificamente sobre o uso da tecnologia no aperfeiçoamento da educação. Foi apresentada também a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica, instituída pelo Decreto nº 11.079/2022 cujo objetivo é realizar melhorias no processo ensino aprendizagem pós-pandemia, utilizando a Plataforma de Avaliações Diagnósticas e Formativas.

A parceria com a OEI visa apoiar ações para garantir a continuidade do ensino, superar os desafios agravados pela pandemia e otimizar os processos de transformação digital do sistema educacional da região ibero-americana.
A presença do Ministério da Educação na reunião é considerada fundamental para que a Pasta possa contribuir no debate de um programa já trabalhado pelo Ministério e para levar outras iniciativas e programas das áreas técnicas a um debate de alto nível no âmbito internacional. A delegação brasileira participou também de visitas técnicas a entidades espanholas no dia 19, após o encerramento da reunião, e no dia 20 de julho.

OEI e BID: unidos no compromisso de educação híbrida
Desde agosto de 2021, a OEI e o BID têm trabalhado no desenvolvimento de uma estratégia regional que visa ao desenvolvimento de modelos educativos híbridos para os países da região. Especificamente, trata-se de uma série de workshops dedicados ao reforço dos sistemas educativos nacionais e que se concentram em aspectos, como as aptidões e as competências no contexto de cada país, a flexibilidade dos seus currículos e as novas formas de aprendizagem que têm sido promovidas em cada território desde a pandemia.

O projeto encontra-se, atualmente, em fase de implementação de projetos-pilotos, que serão utilizados para expandir os sistemas híbridos para outros países.
Assim, a iniciativa, que será desenvolvida inicialmente em nove países (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guatemala, Honduras, El Salvador e México), deve ser ampliada para toda a região no âmbito do Programa Regional para a Transformação Digital na Educação que a OEI lançou no final de 2021, e que, para além do BID, tem importantes aliados como o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), a Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECID), a Universidad Complutense de Madrid e a Profuturo.

Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI)
O OEI é um organismo internacional de caráter governamental que visa à cooperação dos países ibero-americanos no campo da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura no contexto do desenvolvimento integral da democracia e da integração regional. A instituição é o maior organismo de cooperação multilateral entre países ibero-americanos de língua espanhola e portuguesa, com cerca de 500 especialistas e colaboradores espalhados fisicamente por 20 países da Ibero-América. Os membros da OEI são todos os países ibero-americanos que conformam a comunidade de nações integradas por Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, República Dominicana, Equador, El Salvador, Espanha, Portugal, Guatemala, Guiné-Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. A sede central da secretaria-geral da Organização está localizada em Madri, na Espanha. O acordo da sede entre o governo do Brasil e a OEI, promulgado pelo Decreto Presidencial nº 5.128, possibilitou a criação do escritório da organização no Brasil, em 6 de julho de 2004.

Sobre o BID
A missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento é melhorar a qualidade de vida das pessoas. Fundado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento a longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional na América Latina e Caribe. O BID também realiza projetos de investigação de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e formação a clientes públicos e privados em toda a região.

Fonte: MEC

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish