Esportes

Grupo de ciclistas comemora um ano de atividades

Hoje (27), foi dia da galera do grupo de ciclismo Aero Race comemorar os 365 dias de união e de muitas pedaladas. Em uma tenda montada na área do aeroporto e com direito a docinhos, sucos e outras guloseimas (fitness, diga-se), a rapaziada se juntou para, além da pedalada, se divertir com as lembranças do primeiro ano de existência do grupo.
Júnior Faccini, um dos organizadores e administrador do grupo de ciclistas nas redes sociais, explica que o grupo — formado por ciclistas e triatletas (masculinos e femininos) — foi criado sem muita pretensão, sem a intenção de se tornar algo grande, totalmente contrário ao que vem acontecendo.

“Muitos do grupo já treinavam no aeroporto, por ter um bom asfalto, coisa rara na nossa cidade. No começo, nos víamos de longe, acenávamos uns para os outros e, certo dia, resolvemos parar e conversar e, dali em diante, surgiu um grupo no WhatsApp. Como já era de se esperar, o primeiro pedal, marcado com data e horário, não foi qualquer um, virou competição, como não podia ser diferente quando se juntam atletas comprometidos. Não tem escapatória, é sucesso total!”, exalta.

Segundo Júnior, alguns membros do grupo treinam para grandes competições, provas internacionais, nacionais e estaduais de ciclismo e triathlon, organizadas pela Federação Espírito-Santense de Ciclismo (FESC), Federação Capixaba de Triathlon (Fecatri), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), entre outras.
É o caso do triatleta Lucas Pinheiro, que já participou de algumas provas este ano. “Fiz algumas provas no ano, como as provas estatuais da Fecatri, IronCruz e, daqui a vinte dias, vou tentar o primeiro lugar no Capixaba de Ferro. Estou treinando a todo vapor, de domingo a domingo, mas meu grande foco é fazer o Brasileiro de Long Distance, em Porto Seguro, dia 18 de setembro, mas as dificuldades são muitas por conta do custo ser muito alto. Entre inscrição, passagens e hospedagem, esse objetivo vem ficando cada vez mais distante. Estou buscando apoiadores e patrocinadores para ir atrás desse sonho. Desistir, jamais!”, sonha.

E como não podia faltar, o Aero Race conta com um pelotão feminino também. Nem todas competem, mas têm aquelas que treinam muito, buscando projeção e vitórias na modalidade. É o caso de Hellen Fante, que participará, no próximo mês, do Capixaba de Ferro, Half Distance, e o tradicional Triathlon do Exército, na distância Sprint.

“São provas bem diferentes uma da outra, o que dificulta na preparação, exigindo treinos de velocidade e de resistência. Para os treinos de velocidade no ciclismo, o circuito do Aero Race tem ajudado bastante. Quando junta a galera, então, a animação e o incentivo dos colegas eleva o nível do treino. Muito embora tenhamos muitas mulheres pedalando, as competições de ciclismo feminino ainda precisa de incentivo. Vemos pouca participação aqui no Estado”, chamou atenção a triatleta.

Até a próxima!

Haroldo Filho

Haroldo Filho

Jornalista – DRT: 0003818/ES Coordenador-geral da ONG Educar para Crescer

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish