Cientistas encontram “Superterra” a apenas 37 anos-luz do nosso planeta

O telescópio Subaro encontrou um planeta similar à Terra orbitando na zona habitável de uma estrela anã vermelha, a 37 anos-luz de distância de nós. O primeiro resultado bem-sucedido desse estudo, pode ser o indício de que em breve, podemos encontrar vida em planetas ao redor de estrelas próximas do nosso Sistema Solar.
O planeta encontrado, chamado de Ross 508 b, tem quatro vezes a massa da Terra e gira em torno da estrela Ross 508, localizada na constelação de Serpens. Um ano no Ross 508 b, equivale a 11 dias terrestres.
As anãs vermelhas representam aproximadamente 75% das estrelas encontradas na Via Láctea. Apesar de serem menores que o Sol, elas são fortes candidatas a abrigar vida extraterrestre. Entretanto, como não emitem muita luz visível, o estudo desses astros fica comprometido.

Diante deste problema, o Centro de Astrobiologia, ao considerar que em comprimentos de onda infravermelhos, as anãs vermelhas são as mais brilhantes, desenvolveu um instrumento específico para integrar o telescópio Subaru e procurar sinais de planetas ao redor dessas estrelas, o IRD para Doppler Infravermelho.
O professor do Instituto de Tecnologia de Tóquio e principal pesquisador desta pesquisa, Bun’ei Sato, comenta: “Já se passaram 14 anos desde o início do desenvolvimento do IRD. Continuamos nosso desenvolvimento e pesquisa com a esperança de encontrar um planeta exatamente como Ross 508 b”.
Ainda não é possível afirmar que há água ou vida nesse astro, mas, curiosamente, a órbita dele é elíptica e está na zona habitável da estrela, ou seja, está nas condições adequadas para abrigar vida tal qual conhecemos.

Outras Superterras
Essa não é a primeira vez que os cientistas encontram planetas nessas condições. Em 2021, pesquisadores do Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC), na Espanha, descobriram uma nova superterra que foi detectada na órbita de uma estrela anã vermelha a 36 anos-luz de distância da Terra.