Ciência

Nova espécie de dinossauro brasileiro homenageia Museu Nacional

A criatura ganhou o nome científico de Aratasaurus museunacionali, que significa “nascido do fogo”, em resposta ao incêndio de 2018

Foi identificado um dinossauro, cujo fóssil foi encontrado em 2008 na Mina Pedra Branca, em Santana do Cariri (CE). Na ocasião, o estudo sobre os ossos foi concluído no Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Por sorte, as ossadas estavam em uma área que não foi atingida pelo incêndio que destruiu a instituição, em setembro de 2018.
Agora, a nova espécie classificada por meio do fóssil sobrevivente ganhou o nome de Aratasaurus museunacionali, que significa “nascido do fogo”, em homenagem ao museu. Segundo o portal G1, o dinossauro é o mais antigo a ser encontrado na Bacia do Araripe.
A criatura viveu no Cretáceo, há cerca de 115 milhões ou 110 milhões de anos. Ela era carnívora. Análises microscópicas revelaram algumas de suas características. O tamanho da pata mostrou que o dinossauro era de porte médio, chegando a medir 3,12 metros e a pesar 34,25 quilos.

Reconstituição de como seria o Aratasaurus museunacionali (Foto: Museu Nacional/Divulgação)

Segundo a pesquisadora Juliana Sayão, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o grupo de carnívoros do dinossauro do Ceará inclui outra espécie também escavada na região, o Santanaraptor. “Isso mostra que estes dinossauros carnívoros estavam mais dispersos do que a gente imagina”, comentou a paleontóloga.
Ainda segundo ela, o animal era jovem e sofreu com o ambiente árido da região.“Pela análise dos seus ossos, a gente viu que se tratava de um animal jovem. Há marcas que mostram uma pausa de desenvolvimento”, explicou.

Fonte: Aventuras na História

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish