O trenzinho do caipira: exposição fortalece vínculos entre família e escola
Envolver as famílias no cotidiano escolar das crianças, promovendo a diversidade musical e cultural. Essa foi a proposta da exposição “O trenzinho do caipira”, que reuniu trabalhos feitos pelas crianças com as famílias em casa, como parte do projeto “Viagem ao mundo da música”, que envolve as crianças dos grupos 3 ao 6 do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rubens José Vervloet Gomes, que fica em Jardim Camburi.
Tudo começou nas aulas da professora Evanira Lopes, que vinha trabalhando com os pequenos sobre a história e algumas composições do maestro brasileiro Heitor Villa-Lobos. Uma das obras mais famosas feitas pelo artista é a canção “O trenzinho do caipira”, que se caracteriza por imitar o movimento de uma locomotiva com os instrumentos de uma orquestra.
Pelo encantamento e envolvimento das turmas com a canção, a professora propôs às famílias que ouvissem a música em casa com as crianças e depois criassem juntos um trenzinho, do tipo “maria fumaça”, utilizando materiais recicláveis de livre escolha. Dessa forma, cada família pôde colocar sua criatividade em prática, resultando numa exposição plural, com cada trenzinho representando um momento afetivo vivenciado em família.
Integração com a família
A atividade foi um sucesso e os trenzinhos ficaram expostos por quinze dias na unidade de ensino, até retornarem para as casas das crianças. À frente do projeto, a professora Evanira falou sobre a participação das famílias e o envolvimento das crianças.
“No dia estabelecido para a devolutiva fiquei surpresa com a participação de quase todas as famílias do Cmei. Tivemos que fazer a exposição em dois grupos, pois não havia espaço na escola para tantos objetos. É uma vivência que nos faz refletir sobre a importância das diferentes linguagens desenvolvidas no currículo da Educação Infantil. É revelar um novo universo, repleto de novidades, curiosidades, significados e conhecimentos”, disse.
Ainda segundo a professora, a atividade estimulou o protagonismo infantil e fortaleceu vínculos entre família e escola.
“Podemos observar o envolvimento das famílias e crianças no projeto, em que aconteceu uma imersão no universo musical e lúdico, por meio da interação familiar e o trabalho com a reutilização de materiais recicláveis na construção dos trenzinhos caipiras, tornando as crianças protagonistas desse processo”, completou.
As atividades contaram também com o apoio da diretora da unidade de ensino, Terezinha Souza, e das pedagogas Mônica Gomes e Graziele dos Santos.
Fonte: PMV