Arq & Urb

Biblioteca em escola na Tailândia é feita em bambu e tijolos de barro

O projeto, elaborado pelo premiado escritório de arquitetura Chiangmai Life Architect, combina design orgânico moderno, bambu e tecnologia

A Biblioteca da Escola Secundária da Panyaden International School, situada na cidade de Chiang Mai, no norte da Tailândia, foi projetada para criar uma atmosfera inspiradora, pacífica e confortável para os alunos adolescentes lerem e estudarem. O projeto, elaborado pelo premiado escritório de arquitetura Chiangmai Life Architect, combina design orgânico moderno, bambu e tecnologia.

A filosofia da escola é ensinar valores humanos baseados no amor à natureza e princípios educacionais budistas, juntamente com um currículo britânico internacionalmente competitivo.

Design circular

(Foto: Chiangmai Life Architect)

O design circular funciona como uma cápsula central afundada com um olho para o céu através da claraboia acima, cercada em círculos concêntricos primeiro por pequenas mesas de trabalho embutidas e depois por um arco de bambu que abriga a seção principal da estante de livros. As estantes estão orientadas radialmente com vários tipos de espaços de estudo entre eles. A cápsula afundada com sua sensação de catedral também é popular para discussões e leituras em grupo.

A biblioteca oferece espaços tradicionais com mesas, mas também espaços lounge com um ambiente mais descontraído decorado com pufes e almofadas. Ela também abriga duas salas de estudo com isolamento acústico para sessões em grupo e um pequeno escritório para o bibliotecário.

Tijolo de barro e bambu

(Foto: Chiangmai Life Architect)

As paredes são feitas de tijolos de barro e o telhado é feito de bambu. O telhado de bambu é projetado em dois níveis; o nível superior é um projeto de telhado onde cada viga de bambu estrutural se apoia na próxima sem a necessidade de pilares de suporte. No topo há uma cúpula de claraboia que fornece luz natural para toda a biblioteca abaixo.

Circulação e climatização do ar

(Foto: Chiangmai Life Architect)

A biblioteca está equipada com um sistema de refrigeração central de última geração que escoa suavemente o ar frio sem a sensação desconfortável de uma corrente de ar frio. A biblioteca também está equipada com um sistema de ar fresco, que durante a época de queimadas, fornece ar ultra limpo, soprando ar filtrado do exterior para a sala, criando assim uma pressão positiva que impede a entrada de ar poluído quando a porta é aberta. Este sistema também é útil durante outras estações, pois fornece continuamente oxigênio fresco, criando assim um clima ideal para estudar.

O Centro Esportivo feito em bambu da Panyaden International School, também projetado pelo escritório Chiangmai Life Architect, recebeu diversos prêmios de design e arquitetura ao redor do mundo.

Fonte: CicloVivo

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish