Tradicional festa do congo em Regência
Moradores fazem a Fincada do Mastro do Congo
Texto: Calos Sangalia
Acontece, neste final de semana (25 e 26), a “Levantada e Fincada do Mastro do Congo”, o evento mais tradicional da Vila Mágica de Regência Augusta, na foz do Rio Doce, Linhares-ES. Trata-se de um evento centenário realizado pela Banda de Congo de Regência desde quando ainda era conhecida como “Tambor de Congo ou Tambor de São Benedito”.
O movimento da Fincada do Mastro começa bem antes do dia do evento; há vinte dias a banda de congo vem fazendo a tradicional “esmola”, que consiste em sair em procissão com a histórica imagem de São Benedito, recolhendo donativos nas casas para serem utilizados no jantar comunitário no dia da festa.
O Capitão do Congo, Grimaldo Firmino, lembra, saudoso, de quando faziam o cortejo da “esmolação” levando a imagem de São Benedito em “pau-oco” aos rincões de São Mateus e Nova Almeida, na Serra, em andanças pela praia.
O mastro
Ornamentado há alguns dias, é escondido no mato pelo “festeiro na noite anterior à Fincada; na tradição, é roubado e escondido em outro local pelos foliões. No dia seguinte, a banda sai às ruas da pacata Vila Mágica, em procissão, com a imagem de São Benedito no “andor”, juntamente com a bandeira do Santo que posteriormente é pendurada no topo do Mastro; após a procissão, os foliões vão à procura do Mastro escondido e o trazem, em animado cortejo, ao som dos tambores e ganzás; sendo então, fincado ao lado da casa do congo em meio ao foguetório e muita alegria, momento em que os fiéis aproveitam para fazer agradecimentos, preces, pedidos e promessas a São Benedito e à Santa Catarina.
Evento sociocultural e turístico, a fincada tem características únicas e vale a pena ser vivenciada por aqueles que praticam o turismo de experiência, histórico e cultural em vilarejos. O evento é realizado pela banda de congo adulto e mirim de Regência, conta com apoio da CIA de Artes Regência Augusta, Imetame, Fundação Projeto Tamar e moradores.
Reserve seu lugar em uma das boas pousadas instaladas em Regência Augusta. O evento contará com a Feirinha da Vila Mágica no sábado (26).
Confira a programação
Sexta-feira (25)
19h – Roda de congo, na casa do congo;
20h – cortejo do Congo pelas ruas da Vila e nas casas dos moradores. Escondida do Mastro.
Sábado (26)
16h – Esquentando os tambores (oficina de musicalização do congo)
16h30 – Chegada das bandas de congos convidadas
17h – Procissão com a imagem do Santo
17h30 – Procura do Mastro
18h 30min – Fincada do Mastro;
19h 30min – Jantar comunitário; exibição de imagens dos eventos anteriores e furdunço musical com músicos locais e convidados.