Escolas inovadoras focam em práticas que dialogam com a realidade local
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2022/11/ESCOLAS-INOVADORAS_depositphotos-1000x620.jpg)
Organizações educativas participantes do programa Escolas2030 destacam que ter um olhar para a vivência local e não ter um currículo homogêneo faz toda a diferença nas práticas inovadoras desenvolvidas
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2022/05/NOVA-LOGO-CESCONETTO-1024x100.jpg)
Práticas que dão o nome de “inovadoras” a escolas pelo mundo nem sempre são iguais. De fato, elas quase nunca são. O primeiro Fórum Nacional das Escolas 2030, promovido pela Ashoka e pela Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo), trouxe representantes das 29 organizações que atuam em áreas de vulnerabilidade e integram o programa Escolas2030, para apresentar suas experiências e refletir a respeito da inovação em cada uma delas.
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2020/02/logo-clinica-limoeiro.jpg)
A proposta do programa é atuar por meio do que é chamado de “pesquisa-ação”, um misto de investigação sobre como lidam com o modelo tradicional de educação e uma análise da realidade, um diagnóstico sobre as aprendizagens. Tudo isso em diálogo com os contextos locais, que muitas vezes contribuem para as escolas desenvolverem novas práticas.
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2022/02/Arte-Autoescola-Galatas_endereco_portal-1024x103.png)
Neste aspecto de lidar com as diferentes demandas da comunidade escolar, cada organização inova ao olhar para o próprio entorno. Para isso, as instituições criaram os chamados “Marco Zero”, documentos para delimitar o processo de pesquisa-ação. Dzoodzo Baniwa, da Escola Baniwa Eeno Hiepole, em São Gabriel da Cachoeira (AM), pontuou que neste processo a escola foi capaz de perceber a própria trajetória e adequar as práticas para dialogar diretamente com o que vivem.
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2022/08/logo-locau-veiculos-1024x573.png)
Antes de se chamar Baniwa Eeno Hiepole, que significa “umbigo do mundo” no idioma local, a escola teve outros dois nomes que homenageavam bandeirantes e era centrada em uma educação que pouco conversava com as pessoas que a frequentavam. Uma das inovações apontadas por ele, portanto, foi a modificação de nome e de uma matriz curricular mais próxima à comunidade.
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2020/02/WhatsApp-Image-2022-09-23-at-12.09.18-1024x111.jpeg)
Com o Marco Zero, a gente resgata um pouco a história institucional da nossa escola avaliando os pontos positivos internos e os e os pontos fracos. A gente analisa também a política externa e como ela influencia na nossa decisão”, disse Dzoodzo.
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2020/02/barao-das-carnes-300x164-1.jpg)
Por meio dessas análises, o professor destaca que essa atividade propicia a criação de um banco de dados para a escola, que, por sua vez, influencia na tomada de decisões e no planejamento anual.
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2022/02/Precisao-Contabilidade-1024x724.jpg)
Tendências em inovação
O relatório produzido pelo Escolas2030 apresenta quatro tendências em inovação que foram observadas nos documentos produzidos pelas 29 organizações escolares: alteração no método de ensino; orientação à realidade local e resposta a necessidades do contexto escolar; rompimento com práticas tradicionais de ensino; e processo de atuação sociopolítica.
O Escolas2030 foca no item 4 dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), que fala sobre uma educação que seja “inclusiva, equitativa e de qualidade” para todas as pessoas. O texto do relatório pontua que as prioridades e expectativas convergem nas escolas inovadoras.
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2022/08/arte-Casarao.jpg)
Preservar individualidades está ao lado da atenção quanto ao coletivo: valorização de culturas, territórios, comunidades, saberes e desenvolvimento local sustentável. A meta de práticas inclusivas e de equidade, especialmente antirracistas, está presente, assim como a de encontrar instrumentos para avaliar aprendizagens, a de dispor de meios de ensino que incorporem tecnologias digitais e a de promover a liderança e o protagonismo dos estudantes”.
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2022/10/Propaganda-RC-Radiadores-Jornal_page-0001.jpg)
Acesse o relatório completo aqui
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2020/02/logo-embacia.jpg)
O relatório também defende um entendimento das organizações sobre as cinco dimensões de inovação apontadas pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo MIE (Movimento de Inovação nas Escolas).
Fonte: Porvir