Arq & Urb

Lindo e ecológico, ladrilho artesanal é feito de fuligem produzida pela poluição do ar

Pense em um ladrilho artesanal que une beleza, elegância e, o que é melhor, contribui para a redução da poluição. Pensou? Pois é, já existe essa inovação e neste conteúdo você terá oportunidade de conhecê-la! Essa inovação foi criada pelo arquiteto indiano Tejas Sidnal por meio de sua startup Carbon Craft Design, em Mumbai, na Índia, com a finalidade de contribuir para o aproveitamento dos resíduos poluentes provenientes da emissão de CO₂, para serem utilizados na fabricação desse ladrilho, que pode servir como piso ou azulejo.

Tudo começou quando Tejas Sidnal descobriu que havia métodos para capturar a poluição e se perguntou: “O que fazer com a poluição capturada?”. Através dessa indagação, ele teve um insight de utilizar uma intervenção arquitetônica para reciclar e também reduzir a poluição do ar.

Para isso, ele pensou que ladrilhos seriam ideais para efetivar sua ideia. Então, nasceu o ladrilho Carbon Tilefeito a partir de tecnologia moderna para a captura de emissões de carbono, na forma de pó de fuligem, que é utilizado como matéria-prima na fabricação dos mesmos. Outro diferencial do Carbon Tile é que o design e formato são elaborados através de técnicas tradicionais e artesanais, utilizando uma combinação de lascas e pó de mármore prensados em formato elegante.

Para poder cristalizar e expandir seu produto, Tejas Sidnal fundou a Carbon Craft Design, cujo foco principal objetivo é usar a poluição do ar coletada pela tecnologia AIR-INK e convertê-la em peças de ladrilhos sofisticadas e, ao mesmo tempo, ecológicas.

As partículas de toxinas presentes na atmosfera, devido aos gases poluentes, prejudicam a qualidade do ar e são perigosas para nossa saúde. Além do mais, a indústria da construção contribui para esses prejuízos já que é a maior consumidora de matérias-primas e responsável por 39% das emissões globais de carbono, por isso, soluções como a apresentada por Tejas Sidnal contribui para um planeta mais verde e uma vida mais limpa e saudável!

A fabricação de um ladrilho Carbon Tile equivale a limpar 30.000 litros de ar. Isso corresponde a um dia de ar limpo para uma pessoa. Segundo Tejas Sidnal, o processo de fabricação do ladrilho de carbono consiste no corte, na modelagem, na união, no enchimento e, finalmente, na formação do ladrilho.

Para o aproveitamento da fuligem poluente como matéria-prima desse ladrilho, é feita uma remoção das impurezas nocivas de metais pesados e, assim, esse material é fundido com uma mistura de cimento e materiais naturais, como derivados de mármore. Todo esse processo consome menos quantidade de energia em comparação com a fabricação dos azulejos convencionais.

Veja estes vídeos mostrando o processo de produção desses ladrilhos sustentáveis e ecológicos e os seus benefícios

Fonte: GreenMe

Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista MTB 2358-ES

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish