Casa no México é construída com materiais reutilizados
A Casa Volta, localizada na orla costeira de Oaxaca, faz uma declaração forte sobre o equilíbrio com a natureza
Envolta por uma densa área de vegetação na orla costeira de Oaxaca, no México, a Casa Volta revela-se na forma vernacular familiar de três abóbadas de tijolos que faz uma declaração forte sobre arquitetura sustentável com materiais reutilizados e equilíbrio com a natureza.
Os telhados arredondados fazem um contraste ousado com a paisagem verde que envolve as estruturas. A Casa Volta também engloba seis espaços internos e externos distintos, com uma longa piscina localizada no centro.
Mínimo impacto
O projeto sustentável dos arquitetos do escritório Ambrosi Etchegaray prevê jardins no terraço superior e impacto mínimo no local. A conexão com o espaço externo é central para o projeto, literal e figurativamente, com áreas de estar, alimentação e cozinha completamente abertas. Em cada lado da piscina encontra-se um único quarto e banheiro. A vegetação exterior foi mantida intacta e os pátios foram adicionados ao plano.
Materiais locais
Os telhados arredondados de tijolos foram construídos com resíduos da vizinha Fundação Casa Wabi, onde o barro é cozido em fornos de tijolos. O material foi escolhido pela agilidade na construção, pelo baixo custo e pela curta distância de transporte percorrida, diminuindo assim as emissões relacionadas à obra. Todos esses motivos beneficiaram tanto o cliente, como o meio ambiente.
Além disso, a escolha das formas abobadadas para as coberturas também influenciou positivamente na circulação do ar pelos corredores e salas. Os designers usaram treliças de junco como portas e janelas para fornecer fluxo de ar sem sacrificar a privacidade.
O design interior foi mantido minimalista para complementar o ambiente natural. A equipe de design optou por reutilizar móveis em vez de adquirir produtos feitos de matéria-prima virgem.
Fonte: CicloVivo