Educação Tecnologia & Inovação

Alunos em Florianópolis criam cisterna para captar água da chuva

Solução foi premiada pelo Programa Conexxão Jovem, que também contemplou projeto de jornal digital

Duas escolas de Florianópolis, capital de Santa Catarina, acabam de ser premiadas pelo programa Conexxão Jovem, iniciativa realizada pelo Instituto Nexxera. Na EBM Tapera — Escola do Futuro, no bairro Tapera, os estudantes propuseram a criação de um jornal digital para facilitar a comunicação entre alunos, familiares e profissionais. Já na EBM Intendente Aricomedes da Silva (Ebias), no bairro Cachoeira do Bom Jesus, os alunos sugeriram a construção de uma cisterna para captação e reaproveitamento de água da chuva.

Em ambos os casos, os projetos foram elaborados pelos próprios estudantes. As escolas agora ganham o incentivo financeiro necessário para tirar as ideias do papel e implementar as propostas. Além disso, um aluno de cada instituição, apontado pela equipe vencedora como o mais empenhado do grupo, também foi contemplado com um computador completo.

Na EBM Tapera — Escola do Futuro, a ideia de criar um jornal digital veio dos alunos Victoria de Lima Martins, Júlia da Silva Francisco, Gustavo Rodrigues Jesus Gomes e Helena Mendes Duthevicz, todos do 7º ano. Já na EBM Intendente Aricomedes da Silva, o projeto da cisterna foi proposto pelos estudantes do 6º ano Isabella Mross Becker de Oliveira, Isadora Cristina da Silva, Sérgio Augusto Zambone, Sthefany Sofia dos Santos Souza e João Gabriel Pereira da Silva.

O projeto também contou com a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC Florianópolis) na concepção da ideia e construção da cisterna.

A água da chuva servirá para irrigação da horta escolar e limpeza da edificação (Foto: Instituto Nexxera)

A cisterna, que contribui para reduzir o uso de água potável, tem como foco a utilização da água pluvial para irrigação da horta escolar e limpeza da edificação. Aprenda aqui como fazer uma cisterna doméstica e quatro formas de captar água da chuva.

“O Conexxão Jovem é a oportunidade que o Instituto Nexxera encontrou para dar ainda mais voz aos estudantes na busca por soluções a problemas que fazem muito sentido para eles. Nos orgulhamos de construir isso junto com a Secretaria de Educação de Florianópolis, com as escolas, seus educadores e estudantes”, destaca a gestora do Instituto Nexxera, Carla Inácio da Cunha.

Buscando soluções
Lançado em 2018, o Conexxão Jovem teve dois anos de pausa devido à pandemia. Nesta edição, o programa retomou com a participação de 119 estudantes das duas escolas contempladas e recebeu 13 propostas diferentes de projetos. Todas as propostas foram reunidas em um e-book desenvolvido pelo Instituto Nexxera e entregue ao secretário da educação do município com o propósito de contribuir, a partir do olhar dos estudantes, na busca de soluções aos problemas latentes das unidades escolares da cidade de Florianópolis.

O Conexxão Jovem está alinhado ao apelo global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, que visa acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente, entre outras ações, e foi reconhecido como um case de sucesso durante o ODS na Prática, evento anual realizado pela Coordenação Estadual do Movimento Nacional ODS‎/SC, que apresenta diferentes exemplos de boas práticas de sustentabilidade entre pessoas físicas e jurídicas.

Fonte: CicloVivo

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish