Tecnologia & Inovação

Barco elétrico ‘voador’ usa bateria de carro e oferece alcance de sobra

A Candela é a primeira empresa terceirizada a receber baterias da Polestar

A Candela e a Polestar firmaram um acordo no ano passado para conseguir levar a mesma tecnologia de bateria usadas nos automóveis da marca para os barcos elétricos. Agora, chegou a hora da dupla de empresas suecas mostrar o resultado dessa parceria com o novíssimo Candela C-8 “Powered by Polestar”.

Antes de falar sobre a bateria, vale mencionar que a embarcação de 8,5 metros vem equipado com hidrofólio (uma espécie de “asa” que atua como superfície de elevação na água). O sistema é controlado por um software de alta precisão e permite que o C-8 “voe” a quase um metro acima da superfície, retirando todo o seu casco da água.

Esse recurso também reduz em cerca de 80% o consumo de energia quando comparado as embarcações convencionais, ou seja, como é mais eficiente, o modelo pode ir mais longe e, simultaneamente, usar uma bateria menor e motores menos potentes até do que lanchas elétricas, destaca a fabricante.

Autonomia acima de 100 km
O alcance é o grande destaque aqui. São 57 milhas náuticas (ou 105 km) por carga — isso navegando a uma velocidade de cruzeiro de 22 nós (40 km/h). O C-8 pode atingir até 30 nós (55 km/h) de velocidade máxima.
Segundo a Candela, a autonomia é 2 a 3 vezes maior que a maioria das lanchas elétricas. Além do alcance mais longo, as baterias da Polestar permitem ainda que o barco utilize outro recurso bem atraente: o mesmo sistema de carregamento rápido DC usado nos carros elétricos, “reabastecendo” e voltando sem demora para a água.

Novo barco elétrico Candela C-8 “Powered by Polestar” (Foto: Candela/Divulgação)

Com acesso a carregadores rápidos DC, que agora começam a aparecer nas costas ao redor do mundo, você pode cobrir rotas totalmente novas com o Candela C-8. Você pode ir da Suécia à Finlândia em um dia ou percorrer toda a Riviera Francesa em algumas horas”, afirma Gustav Hasselskog, CEO e fundador da Candela.

O executivo acrescenta que o C-8 representa “um avanço significativo para a eletrificação no mar”. A empresa espera que a autonomia atenda a maioria dos compradores, já que um levantamento recente do Agapi, o principal serviço de compartilhamento de dados de barcos da Europa, revela que 95% dos passeios diários no mar percorrem menos de 50 milhas náuticas — dentro da média do C-8, que pode levar até oito passageiros a bordo.

No fim, a novidade marca a estreia da Candela como a primeira empresa terceirizada a receber baterias e sistemas de carregamento da Polestar. A produção da embarcação, ainda sem preço revelado, começa no primeiro semestre deste ano.

Compartilhar know-how com a Candela ajudará a alcançar nosso objetivo comum de fazer a transição para um futuro onde todas as formas de transporte sejam sustentáveis”, conclui o CEO da Polestar, Thomas Ingenlath.

Saiba mais sobre a embarcação elétrica no vídeo abaixo

Fonte: Olhar Digital

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