Museu do Pescador recebe exposição itinerante “Manguezal Múltiplos Olhares”

A entrada é gratuita e a iniciativa faz parte das atividades da campanha elaborada pela Gerência de Educação Ambiental para o período da andada do caranguejo-uçá

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) está com a exposição itinerante “Manguezal: Múltiplos Olhares” no Museu do Pescador da Ilha das Caieiras, durante este mês de janeiro. A entrada é gratuita e a iniciativa faz parte das atividades da campanha elaborada pela Gerência de Educação Ambiental (GEA) para o período da andada do caranguejo-uçá (Ucides cordatus). A visitação é das 8h às 17h.

Vitória possui uma área territorial de aproximadamente 96,54 km², sendo que deste total cerca de 12 km² são de áreas de manguezal. Essas áreas abrigam uma rica diversidade ecológica, social e cultural, que o município vem preservando ao longo dos anos por meio de inúmeras ações socioambientais, dentre as quais vários projetos e ações de educação ambiental.

A exposição, lançada em 2007, faz parte do cardápio de aprendizagem do projeto “Mangueando na Educação” e tem como objetivo oportunizar aos visitantes novos olhares e sensações acerca desse importante ecossistema. Desde seu lançamento, já foi visitada por mais 16.100 pessoas.

Exposição
A exposição conta com 32 ilustrações do artista Rogério Dalmonech, resultado de sua visita ao manguezal a bordo de um barco de pescadores da Ilha das Caieiras, demonstrando uma rica experiência estética envolta pelos saberes da educação e da ciência. A força da policromia em sua arte, onde os tons vibrantes se evidenciam nas transparências do branco, revelam a beleza dos elementos por ele representados.

Essa exposição percorre escolas e outros espaços públicos e privados, que queiram abordar o tema. A Gerência e Educação Ambiental da Semmam também oferece assessoria técnica a projetos referentes ao ecossistema manguezal em escolas e demais grupos organizados, além de materiais educativos sobre o manguezal.

Fonte: PMV