Oito hidratantes naturais e poderosos para sua pele
Ingredientes que você tem na cozinha ou quintal podem ser ótimas alternativas aos hidratantes industrializados
No verão, com o sol forte e dias ao ar livre, ou no frio do inverno, manter a hidratação em dia garante não só a beleza, como a saúde da pele, o maior órgão do nosso corpo. Mas, ao entrar em farmácias ou lojas de cosméticos é fácil se perder entre tantas ofertas de cremes, óleos ou séruns — a variedade de ingredientes e de preços é impressionante! Dica: recorrer aos hidratantes naturais pode ser melhor para a sua pele, para o seu bolso e para o planeta.
Entre os benefícios dos hidratantes naturais está a certeza de saber exatamente o que está usando, diferente dos que acontece com a infinidade de ingredientes químicos com nomes desconhecidos que encontramos nos rótulos de alguns frascos. Além disso, eles também são mais baratos e tem um impacto ambiental menor do que a indústria de cosméticos tradicional.
Mas, assim como acontece com produtos industrializados, é preciso fazer um teste antes do uso, para ter certeza que não vai haver alergia. E uma consulta com dermatologistas também é fundamental quando estamos falando em cuidar da saúde da nossa pele.
1 – Babosa
Plantar e colher babosa é muito fácil. Uma boa notícia, principalmente quando pensamos em todos os benefícios que esta planta traz para a pele e para o cabelo. Mais do que plantar e colher a própria comida, com a babosa dá para plantar e colher o próprio tratamento estético.
O gel que fica dentro das folhas grossas da babosa é muito rico em antioxidantes e vitaminas, incluindo as vitaminas A, C e E. Isso faz desta planta um ótimo tratamento para aliviar queimaduras de sol, ajudar na cicatrização e hidratar de maneira leve.
A babosa pode ser usada em todos os tipos de pele e cabelo, para trazer elasticidade e reparar possíveis danos. Dá para usar o gel do interior das plantas diretamente na pele e cabelo: basta amassar ou bater no liquidificador até ficar mais líquido. Ou você pode misturar com outros ingredientes, como óleo de coco, azeite, mel ou amido de milho. Deixe a mistura agir na pele ou cabelo por cerca de 20 minutos e depois tire com bastante água — e lave como de costume.
2 – Abacate
Essa fruta é uma delícia e pode ser usada em receitas doces ou salgadas. Mais do que o sabor, o abacate oferece também hidratação para pele e cabelo. Descascar e amassar a fruta é o primeiro passo para fazer máscaras caseiras para a pele ou para o cabelo.
Se quiser usar apenas o abacate, passe a massa da fruta diretamente na pele e retire depois de 15 minutos com água ligeiramente morna. Misturar abacate com mel também é uma solução para hidratar e incluir farinha de aveia nesta receita rende um bom esfoliante.
Outra opção é comprar óleo de abacate puro e prensado a frio e aplicar algumas gotas na pele, em movimentos suaves e circulares, para ajudar a controlar a oleosidade de peles com tendência à acne.
3 – Óleo de coco
O óleo de coco é um hidratante poderoso indicado principalmente para pele e cabelos secos. Antes do banho, esfregar um pouco de óleo de coco na pele ajuda a retirar sujeira e oleosidade. Se aplicado depois do banho, ele ajuda a reter a umidade. Neste caso a quantidade deve ser bastante reduzida, pois pode entupir os poros.
Nos cabelos, o óleo de coco é indicado principalmente para as pontas de cabelos crespos e cacheados. É importante evitar aplicar na raiz e couro cabeludo. Na hora de escolher, procure opções orgânicas e puras. Se o óleo fica sólido em temperaturas mais baixas, isso é um bom sinal.
4 – Azeite
Pouca gente sabe, mas o azeite de oliva extra virgem é usado em muitos produtos de cuidados com a pele. O azeite contém esqualeno, um composto químico natural com propriedades hidratantes, e se mistura bem com outros óleos indicados para tratar a pele e o cabelo.
Por ser extremamente hidratante, ele é indicado em receitas para peles e cabelos ressecados e uma pequena quantidade já traz efeito. Uma dica é misturar um fio bem fino de azeite com outros hidratantes naturais, principalmente em receitas de máscaras que vão ser retiradas após o uso. Quando usado sozinho, o azeite é um pouco mais pesado do que outros óleos e demora mais para ser absorvido pela pele.
5 – Pepino
Assim como a babosa, o pepino ajuda a reduzir a dor e a inflamação da pele devido a queimaduras solares. Rodelas podem ser aplicadas diretamente nos olhos para tirar o inchaço e combater as olheiras. Este vegetal hidratante é bom para todos os tipos de pele. Para fazer uma máscara, ele é o único ingrediente necessário. Lave bem o pepino, corte em pedaços pequenos e use um mixer para obter uma pasta homogênea. Peneire e leve a parte líquida para a geladeira. Depois aplique sobre a pele com uma toalha ou pincel e deixe agir por uns minutos — Enxágue com água fria.
6 – Farinha de aveia
A aveia tem propriedades anti-inflamatórias e hidratantes e pode ser particularmente benéfica para quem tem pele seca e áspera. Faça uma mistura de farinha de aveia e água potável, deixe descansar por uns minutos até a água ficar esbranquiçada. Leve esta mistura para o banho e faça uma leve esfoliação no corpo, aproveitando a água morna.
7 – Banana
Além de gostosa e nutritiva, a banana pode ser usada para cuidar da sua pele. Com altos níveis do antioxidante vitamina C, que reduz o ressecamento, as bananas maduras são um ingrediente ótimo para uma máscara caseira, simples e poderosa: é só amassar a deixar sobre a pele por 10 minutos. Mas atenção, quem tem alergia a látex normalmente tem reações alérgicas à banana. Como tudo o que vamos usar, é importante fazer um teste antes.
8 – Mel
O mel é uma substância antibacteriana e um maravilhoso hidratante natural, que pode ser usado sozinho ou misturado com outros ingredientes como parte de uma rotina natural de cuidados com a pele.
Tente espalhar uma colher de mel no rosto para obter uma máscara hidratante facial natural rápida e fácil. Você também fazer uma esfoliação com mel e açúcar ou com pó de café, esfregando suavemente a pele com esta mistura antes do banho.
Fonte: CicloVivo