Pneus sem ar para carros e bicicletas começam a ser testados
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Bridgestone desenvolveu pneus sem ar para carros e bicicletas e vai testar a tecnologia em veículos elétricos
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Um veículo elétrico compacto da Idemitsu Kosan Co. vai ser usado para testar os pneus sem ar desenvolvidos pela Bridgestone. Os testes acontecem em fevereiro de 2023 e serão decisivos para a o futuro da tecnologia de pneus que usa raios de resina para garantir a densidade necessária aos pneus, em substituição ao ar.
A ideia dos pneus sem ar para bicicletas da Bridgestone foi patenteada em 2011.
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Os pneus possuem aros rígidos no interior e são cobertos com borracha no exterior. Uma das vantagens é que estes modelos absorvem melhor as irregularidades do piso: quando rodam sobre lombadas acidentadas ou buracos, se moldam às curvas irregulares, diminuindo os pulos de condutores e passageiros.
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Outra grande vantagem, e um dos objetivos da fabricante, é eliminar a necessidade de manutenção de pneus que podem esvaziar, furar ou até mesmo estourar. Segundo a Bridgestone, os pneus convencionais são inflados com ar de alta pressão, o que dá aos pneus uma função de mola para suportar o peso do veículo e absorver o choque da superfície da estrada como uma bola inflada.
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Se a pressão do ar não for adequada ou o pneu estiver furado, pode haver um problema de direção”, reforça a marca. A Bridgestone acrescenta que os aros de resina de sua tecnologia ‘Air Free Concept’ fornecem maior flexibilidade de design e reciclabilidade do que os pneus convencionais.
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Experimentar a capacidade dos pneus sem ar no veículo elétrico da Idemitsu Kosan Co. pode ajudar as duas fabricantes a chegar mais perto da neutralidade em carbono e da reciclabilidade dos materiais usados nos produtos. A preocupação com produtos e meios de transporte mais sustentáveis está presente entre as pessoas que optam por se locomover com veículos elétricos e bicicletas.
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Acreditamos que o Air Free Concept desenvolvido pela Bridgestone é ecologicamente correto. Os pneus sem ar contribuem para reduzir o risco de paradas de veículos e devem melhorar a experiência de uso dos clientes”, acredita Akira Oishi, gerente geral da Idemitsu Kosan Co.
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Fonte: CicloVivo