Cultura

Soldado brasileiro que sobreviveu à Segunda Guerra tem história contada em livro

Livro conta história do soldado brasileiro que lutou durante a Segunda Guerra na Itália

Um dos 25 mil soldados que representaram o Brasil durante a Segunda Guerra Mundial tem sua história contada em novo livro. O combatente em questão é Justino Pires de Arruda, que foi enviado pelo Brasil para a Itália. Hoje ele tem 103 anos e mora no Mato Grosso do Sul.
Em ‘Soldado Justino: um sobrevivente da FEB’, o jornalista e historiador Helton Costa fez uso de entrevistas, pesquisas em arquivos do Exército e biografias para contar a história de Justino.

Justino Pires de Arruda foi um dos 25 mil soldados enviados pelo Brasil para combater durante a Segunda Guerra Mundial, no front norte da Itália. Saído do interior do atual Mato Grosso do Sul, lutou pela 4ª Cia do II Batalhão, do 6º Regimento de Infantaria da Força Expedicionária Brasileira”, diz a sinopse da obra.

Capa da obra ‘Soldado Justino: um sobrevivente da FEB’ (Foto: Divulgação)

Um sobrevivente
Ferido durante o combate ao ser alvo de um estilhaço de bomba, o sobrevivente resgata a sua participação no conflito que marcou a história da humanidade.

A biografia do Justino é interessante do ponto de vista humano e militar, porque ele representa bem os soldados que saíram do atual Mato Grosso do Sul para enfrentar os exércitos de Hitler. Eram jovens simples, boa parte moradores da zona rural, que foram arrancados de suas famílias por quase um ano e vivenciaram uma experiência marcante em suas trajetórias”, explica o escritor, conforme repercutido pelo site Dourado News.

Fonte: Aventuras na História

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish