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Tinta que absorve poluição é comercializada no Brasil

Criado por cientistas italianos, produto também é capaz de “engolir” bactérias e vírus

Uma tinta antipoluição começou a ser comercializada no Brasil. Desenvolvida por cientistas da Universidade de Roma La Sapienza, na Itália, a tinta é capaz de diminuir em até 51% a presença dos gases poluentes na atmosfera. O produto, apelidado de Airlite, utiliza o mecanismo de semicondutor semelhante ao aplicado em painéis fotovoltaicos, gerando cargas elétricas na superfície da parede. Essas cargas se combinam com o vapor de água e o oxigênio do ar para gerar íons negativos que neutralizam os poluentes quando entram em contato com a superfície que foi pintada com a tinta.

Os estudos dos pesquisadores mostram que uma parede de 100 m² pintada com a tinta que absorve poluição equivale ao efeito de 100 m² de árvores plantadas. Além disso, em ambientes fechados, a tinta também pode “engolir” bactérias, vírus (incluindo covid-19) e reduzir fontes de mal cheiro em até 90%.

Obviamente, a vegetação gera ainda outros diversos benefícios, o que não invalida o potencial desta tinta inovadora. A tinta já foi testada no túnel Umberto I, em Roma — local de tráfego intenso. Três semanas antes da pintura do túnel, foi feita uma pesquisa sobre os níveis de poluentes do ar naquela área. Após a aplicação da tinta, um novo teste foi realizado e demonstrou uma redução de 51% dos gases poluentes.

A Dionísio.Ag, empresa responsável pela distribuição exclusiva da Airlite no País, em parceria com a Chilli Beans, também testou o produto em São Paulo. A escultura de um óculos gigante exposta no Parque Ibirapuera foi pintada com a tinta, auxiliando na diminuição da poluição local. Agora, a obra está próxima à ciclovia da Marginal Pinheiros.

A Airlite demonstrou resultados promissores e acreditamos que sua chegada ao Brasil irá abrir muitas outras portas para outras empresas, que se comprometem com o seu desempenho em relação às práticas voltadas para o desenvolvimento sustentável”, afirma Victor Barros, um dos fundadores da Dionísio.Ag.

A sócia Carol Paiffer também destaca a importância da chegada do produto. “Um dos principais desafios contemporâneos é o aquecimento global, responsável pelas mudanças climáticas que estão causando desastres ambientais ao redor do mundo”, afirma.

É nossa missão, começando dentro de casa, e também das empresas atuarem para mitigar essas consequências. A tecnologia antipoluição do produto coloca o mercado de tintas em um novo patamar de inovação”, completa.

Fonte: CicloVivo

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