Educação

Educação de Vitória realiza seminário especial de promoção à cultura de paz nas escolas

Por: Pedro Vargas

A partir do desenvolvimento de ações de caráter institucional e intersetorial, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) vem fortalecendo a Política de Educação para Cultura de Paz, visando contribuir com a intensificação da convivência dialógica saudável com crianças, adolescentes, jovens e adultos nas unidades de ensino de Vitória, assim como membros da comunidade escolar e local.

Com esse intuito, a Seme promove, nesta segunda-feira (24), no auditório Zemar Moreira Lima, no Palácio Jerônimo Monteiro, sede da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira, das 13 às 18 horas, o seminário “Convivência Escolar e Cultura de Paz”, com a participação da pedagoga e doutora em Educação Telma Vinha e da autora do livro “Agressão: Fundamentos Biopsicossociais” e mestra em Educação, Viviane Melo.

A construção de uma cultura de paz pressupõe que toda a escola esteja disposta a estabelecer uma relação que se realize por meio do diálogo, de ações cooperativas e participação ativa de todo o coletivo da escola, na busca por soluções e encaminhamentos para os conflitos cotidianos e a construção de valores de ética e de cidadania”, afirma a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner.

Ela complementa: “Acreditamos que é papel de toda comunidade escolar mobilizar vivências e produções coletivas que proporcionem atitudes positivas, além de promoverem espaços de diálogo com exercício de escuta ativa e empática das crianças, estudantes e profissionais, refletindo e transformando situações adversas e conflitivas em práticas educativas inclusivas e transformadoras. Por esses motivos, organizamos este seminário e trouxemos a professora Telma Vinha, que é uma grande referência da área de convivência e cultura escolar”.
O evento destina-se a diretores escolares e profissionais que atuam na rede municipal de ensino.

Fonte: PMV

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish