Onda de calor devastadora atinge a Espanha
Algumas regiões da Espanha já atingiram temperaturas acima dos 35° graus, mas as estimativas são de que o calor aumente ainda mais
Por: Mateus Dias
Após uma onda de calor atingir regiões da Ásia, agora é a vez da Espanha enfrentar temperaturas anormais que provavelmente vão quebrar recordes em algumas regiões do país.
Desde o início da semana, uma massa de ar quente vinda da África tem elevado as temperaturas na península ibérica a níveis que geralmente são observados somente no verão. Na região sul da Espanha, nesta sexta-feira (28) e sábado (29), o pico deve quebrar o recorde do mês de abril, de acordo com a agência meteorológica estatal espanhola AEMET.
O calor junto com o clima seco levanta o alerta de incêndios florestais, Somente esse ano, cerca de 540 quilômetros quadrados de terra já foram devastados pelo fogo, em comparação com os 170 do mesmo período do ano passado.
Seca e altas temperaturas
A seca que a Espanha vem enfrentando já é considerada por especialistas a pior dos últimos mil anos e tem causado baixa nos reservatórios de água, muitos deles com menos da metade da sua capacidade normal.
Algumas regiões do país como os arredores de Sevilha e Huelva já registraram 37 graus Celsius em seus termômetros na quarta-feira, e a previsão é que outros locais também enfrentam essas temperaturas.
A seca tem preocupado as autoridades pois pode desencadear uma catástrofe agrícola na Espanha, que é maior exportador mundial de azeite e uma fonte importante de frutas e vegetais da Europa. Cerca de 60% das terras de cultivo estão sufocadas devido à falta de chuvas, por causa disso muitos agricultores optaram por não plantar.
Para contornar a situação, o governo já entrou com pedido de ajuda na União Europeia e anunciou uma série de isenções fiscais.
Já no ano passado a Espanha enfrentou o ano mais quente da história, e a ONU apontou que 75% das terras dos pais estão suscetíveis a desertificação devido às mudanças climáticas.
Em Portugal, as temperaturas estão de 10 a 15 graus Celsius acima do normal e também podem atingir a marca de 37 graus.
Fonte: Olhar Digital