Educação

Projeto Recreio Literário fomenta prazer pela leitura e protagonismo estudantil

Por Luís Oliveira

Promover o gosto pela leitura, estimulando o contato com diversos autores e gêneros textuais. Essa é a proposta do projeto “Recreio Literário”, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elzira Vicácqua dos Santos, que fica em Jardim Camburi, envolvendo as turmas do 1º ao 9º ano.
Na última sexta-feira de cada mês, livros do acervo da biblioteca escolar, de variados gêneros e para todas as faixas etárias são disponibilizados em um “cantinho da leitura”, que é montado na quadra da unidade de ensino. A ideia é que durante o horário do recreio os estudantes possam experimentar momentos prazerosos de leitura e troca de experiências.

Para isso, o bibliotecário Lelean Lopes e a professora de história Luciana Scardua prepararam um cenário especial, com decoração e tapetes para que as turmas possam se acomodar, tornando o espaço atrativo e acolhedor. A ideia surgiu em alusão ao Dia Municipal de Incentivo à Leitura e Dia Nacional do Livro Infantil, mas, devido ao sucesso com as turmas, passará a ocorrer mensalmente.

O Recreio Literário busca aproximar as crianças dos livros, com o objetivo de desenvolver o gosto pela leitura. Ao levarmos os livros para as crianças na quadra mostramos para os alunos que não importa o local, se estiver com o livro a leitura é possível, precisamos desenvolver a arte da concentração”, explicou o bibliotecário.

O projeto também marca uma integração entre a biblioteca escolar e o projeto Rádio Escola, uma vez que a professora Luciana é responsável pelo projeto na unidade de ensino, que busca, dentre outros objetivos, promover o protagonismo estudantil, desenvolvendo a percepção auditiva, concentração, linguagem, socialização e a criatividade dos educandos.

“A Rádio Escola favorece a convivência e trabalho em grupo, respeitando diferenças, níveis e ritmos de aprendizagem de cada um dos integrantes da equipe, além de exercitar a comunicação oral, aprimorando a objetividade e clareza de exposição do pensamento”, explicou a professora Luciana Scardua.
Nesse sentido, o projeto propiciou uma integração positiva e marcante entre as turmas. O estudante Caio Rembiski, do 3º ano C, visitou a escola no contraturno e apresentou aos colegas do turno matutino o livro de sua autoria, “A guerra entre os planetas”, que foi produzido por ele dentro do projeto de enriquecimento curricular de Altas Habilidades/Superdotação.

Fonte: PMV

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish