Gatos podem ser treinados da mesma forma que cães?
Por Douglas Vieira
Gatos sempre foram tidos como bichos temperamentais que fazem apenas aquilo que querem. Esse tipo de comportamento pode levantar um questionamento: é possível treinar um felino da mesma forma que fazemos com um cachorro? Eles conseguem aprender truques? Se você tem um gatinho e em algum momento já se fez essa pergunta, continue a leitura!
Gatos podem, sim, aprender truques, ainda que tais ações estejam associadas aos cães. O ato de treinar um gato é, inclusive, benéfico. Além de ensinar algo novo para o seu pet, você pode estreitar os laços com o bichinho enquanto tenta lhe ensinar algo novo.
E caso esteja pensando em fazer o adestramento por conta própria, saiba que há alguns elementos que precisam ser respeitados para que as coisas corram da melhor forma possível e, claro, tenha petiscos para recompensá-lo quando acertar o comando.
- Comece com algo fácil;
- Mantenha as sessões de treinamento curtas;
- Deixe qualquer distração longe;
- Ofereça recompensa imediatamente e de maneira consistente;
- Não critique ou maltrate por mau comportamento durante o treinamento;
- Mantenha o mesmo tom de voz e indicações até o gato aprender o comando;
- Encontre o momento certo para treinar o animal;
- Envolva outros membros da família no processo.
Com essas dicas em mente, você certamente terá mais condições de ensinar ao seu bichinho alguns dos truques que estão na sequência. Caso esteja se perguntando sobre alguns truques que um gato é capaz de aprender, veja a seguir cinco comandos que os felinos são capazes de aprender!
- Ser gentil
Sem grandes complicações, é possível ensinar o seu gato a ser gentil. Dessa forma, ele será capaz de compreender que, ao esticar a mão, por exemplo, ele deve dar uma lambida nela como uma espécie de cumprimento (e não mordê-la ou bater com a patinha). - Procurar e encontrar
Todo bichinho gosta de brincar, e com os gatos não é diferente. Um truque bem legal de ensinar ao seu felino é o de encontrar algo que está escondido em um pote ou em uma de suas mãos. - Sentar
Um dos comandos básicos aprendidos pelos cachorros também é facilmente compreendido por gatos. Lembre-se de recompensá-lo ou elogiar quando fizer isso de maneira natural, e também de dizer “sentar” quando quiser que o bichano faça isso. - Ficar no tapete (ou área reservada para o gato)
Gatos são capazes de identificar uma área específica, como um tapete especial para felinos, e seguir até esse ponto. Dessa forma, você pode dar o comando para que ele siga até a área indicada e fique nela por um período. - Entrar na caixa/casinha
Por fim, outro truque que você pode ensinar a um felino é o de entrar na casinha. Isso ajuda para que ele se sinta confortável quando for preciso sair de casa para ir ao veterinário ou fazer um passeio.
Fonte: Mega Curioso