Educação

Professores são a favor da educação financeira nas escolas, mas dizem não receber formação

Estudo da Nova Escola e do Instituto XP mostrou que são poucos os docentes que usam o tema no contexto das aulas

Por Verônica Fraidenraich

A educação financeira permite que as crianças aprendam a lidar com dinheiro desde cedo, tornando-se capazes de planejar e adquirir hábitos saudáveis de consumo na vida adulta. E os professores demonstram estar cientes da importância do assunto: quase nove a cada dez educadores destacam os benefícios desse aprendizado nas escolas, segundo pesquisa do Instituto XP em parceria com a Nova Escola, que ouviu cerca de mil docentes de escolas públicas ao longo de novembro e dezembro do ano passado.
Segundo o levantamento, 74% defendem o debate da temática nas escolas. Porém, somente 23% usam frequentemente conteúdos de educação financeira no contexto das aulas. O tema faz parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) — documento que define os conhecimentos essenciais que os alunos da educação básica devem aprender — e deve ser trabalhado de modo transversal em diferentes componentes curriculares. Entretanto, a maioria dos professores (59%) se queixa da falta de formação específica na área, e outros 49% dizem sentir falta de material didático de qualidade sobre o assunto.

Entre os principais desafios dos alunos, na percepção dos professores, estão: adaptação do conteúdo à capacidade de aprendizado (79%); ansiedade elevada (52%); problemas em casa (51%). Segundo o estudo, esses tópicos estariam relacionados a sequelas da pandemia, que levou ao afastamento temporário das aulas presenciais e, consequentemente, implicou em perdas mais significativas para os estudantes.
Ana Ligia Scachetti, CEO da Nova Escola, afirma que a educação financeira é um tema de extrema importância e capaz de gerar transformações no dia a dia dos alunos.

É primordial colaborar para que os professores conheçam boas práticas e conteúdos de qualidade que os ajudem a trabalhar este assunto na sala de aula”, ressalta a CEO da entidade, que disponibiliza gratuitamente diversos materiais para professores por meio de sua plataforma on-line.

Entre os efeitos que a educação financeira pode trazer aos alunos do ensino fundamental, o estudo revelou que: 87% dos professores dizem que o tema traz noções sobre consumo consciente; 85% citam uma maior conscientização dos alunos sobre a melhor forma de gastar e poupar dinheiro; 85% avaliam que o assunto ajuda as crianças a colaborarem no planejamento da família.

Embora os dados sejam um pouco menores do que os apresentados na primeira edição do estudo, de 2021, os pesquisadores avaliam que segue alto o endosso dos professores aos benefícios do ensino da educação financeira nas escolas. Para Gabriela Torquato, head do Instituto XP, há uma percepção quase unânime da relevância da educação financeira.

E isso impulsiona o projeto para que possamos expandi-lo com o apoio dos professores e da sociedade. Por isso, continuaremos fomentando a discussão do tema dentro do ambiente escolar”, destaca a head.

Após a primeira edição da pesquisa, o Instituto XP e a Nova Escola entregaram às escolas participantes diversos conteúdos gratuitos adaptados às necessidades identificadas no estudo. Com os resultados desta segunda edição, será feita uma nova análise para avaliar o quanto esses materiais apoiaram de fato a implementação do tema nas escolas.

Fonte: Canguru News

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