Dia da Cerveja — Sete coisas que você provavelmente não sabe sobre a bebida

Por Gabriel Andrade

A primeira sexta-feira de agosto é, tradicionalmente, um dia especial para os amantes de cerveja. Nesta sexta-feira (4), comemora-se o Dia da Cerveja. A data foi criada nos Estados Unidos em 2007, em Santa Cruz, na Califórnia, por quatro amigos amantes da bebida alcoólica. Para comemorar essa data, o Giz Brasil separou sete curiosidades sobre essa bebida é a paixão de milhões de brasileiros.
1. Líder no consumo
Situada na Europa Central, a República Tcheca é o país que mais bebe cerveja em média por pessoa. Agora, se estamos falando do maior consumo geral, a China passa para o primeiro lugar. Isso pode ser uma surpresa para alguns, considerando que muitos associam o consumo de cerveja à Alemanha e à Irlanda.

2. Holandeses trouxeram na mala
Se você é brasileiro e gosta de cerveja, precisa agradecer aos holandeses. Isso é porque as primeiras cervejas chegaram ao Brasil com os holandeses no século 17, época do Brasil colonial.
Elas vieram para Recife (PE) com Maurício de Nassau durante uma expedição para a Companhia das Índias Ocidentais. Na comitiva, vieram vários artistas, cientistas e profissionais, entre os quais o cervejeiro Dirck Dicx. Foi ele quem trouxe a cerveja para o Brasil e construiu a primeira fábrica do Brasil e das Américas.


3. Brasil cada vez mais cervejeiro
O último “Anuário da Cerveja” mostrou que o Brasil possui 1.549 cervejarias, um aumento de 12% em relação ao anuário do ano passado. O levantamento é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv).
O estado de São Paulo tem o maior número de cervejarias registradas (387), seguido pelo Rio Grande do Sul (310) e Minas Gerais (222).

4. A mais antiga do mundo
Acredita-se que seja a cervejaria de Weihenstephan em Freising, na Alemanha. Os cervejeiros da marca têm produzido a bebida continuamente desde 1040.
5. Maior fabricante do mundo é brasileiríssima

A Ambev é a maior fabricante de cervejas do mundo, controla cerca de 69% do mercado brasileiro e a 14.ª maior empresa do País em receita líquida. A empresa é oriunda da fusão entre as então concorrentes Companhia Antarctica Paulista e a Companhia Cervejaria Brahma, do Rio de Janeiro em 1999.
A Ambev atualmente possui mais de 30 cervejarias, maltarias, fábricas de refrigerante, rótulos, rolha e vidro, além de seis centros de excelência espalhados pelo Brasil.

6. O Brasil no 3º lugar do ranking mundial
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Cerveja (CervBrasil), o Brasil é o terceiro maior produtor no ranking mundial.
Ele perde apenas para a China e Estados Unidos. A produção nacional da bebida chega a 14 bilhões de litros anualmente com faturamento de R$ 100 bilhões por ano.

7. Só para os fortes
A cerveja mais forte do mundo tem um teor alcoólico de 67,5%. Foi criada em 2017 pela empresa escocesa Brewmeister. A bebida chama-se Snake Venom — ou veneno de cobra, em bom português.

Fonte: GizModo