Educação

Ler por prazer na primeira infância ajuda desenvolvimento cognitivo e a saúde mental

Por Bárbara Giovani

A primeira infância é um período crítico para o desenvolvimento cerebral do ser humano. Nesse momento, uma vida saudável pode impulsionar a cognição e o bem-estar durante outros períodos da vida, como a adolescência e a vida adulta. Também pode proporcionar resiliência em momentos de estresse.
Agora, um estudo publicado na revista Psychological Medicine constatou que crianças que leem por prazer no início da infância tendem a ter melhor saúde mental e desempenho cognitivo durante a adolescência.
Pesquisadores do Reino Unido e da China analisaram dados do projeto de Desenvolvimento Cognitivo e Cerebral do Adolescente (ABCD). Este é um programa de pesquisa dos EUA com mais de 10 mil participantes de diferentes etnias e status socioeconômicos.

Entre os jovens analisados, aproximadamente metade começou a ler cedo na infância. Por outro lado, a outra metade não tinha o hábito ou começou com ele mais tarde na vida. Além dos hábitos de leitura, os pesquisadores também analisaram entrevistas clínicas, testes cognitivos, avaliações mentais e comportamentais e varreduras cerebrais. O objetivo era comparar os resultados daqueles que começaram a ler por prazer entre dois e nove anos com aqueles que começaram a ler mais tarde — ou que ainda não tinham esse hábito.

Como resultado, o estudo descobriu que a leitura por prazer na primeira infância estava relacionada a melhores pontuações em avaliações de cognição. As crianças que leem por prazer também tinham áreas de superfície cortical maiores em várias regiões do cérebro, incluindo as áreas frontais — e elas estão relacionadas à cognição e saúde mental.

O quadro também tinha ligação com melhores comportamentos na adolescência. As crianças que começaram a ler cedo se desenvolveram com mais atenção na escola, menos agressividade e quebra de regras. A leitura por prazer na infância também estava associada a menos problemas de saúde mental, como depressão e estresse. Outro ponto importante é que essas crianças também gastavam além de menos tempo gasto em dispositivos eletrônicos.

A leitura impulsionando a cognição
Já se sabe que a aprendizagem de linguagem é um fator essencial no desenvolvimento saudável do cérebro. A leitura e a discussão de livros faz parte desse processo. Além disso, a leitura também é um bloco de construção para o sistema cognitivo. É importante para funções como a memória, o planejamento e o autocontrole, além da inteligência social.

Dessa forma, incentivar a leitura em crianças pequenas poderia, por exemplo, ajudar a neutralizar alguns dos efeitos negativos do desenvolvimento cognitivo delas durante os bloqueios da pandemia de covid-19. Em geral, as descobertas também têm importantes implicações para pais, educadores e formuladores de políticas públicas na promoção da leitura por prazer em crianças pequenas. Posteriormente, no futuro, os pesquisadores pretendem realizar investigações com dados de outros países, incluindo aqueles em desenvolvimento.

Fonte: GizModo

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