Tudo vai terminar bem
“Que homem é este, que até o vento e mar lhe obedecem?” (Mateus 8.27)
Por Karla Macrina Cribari
Você conseguiria dormir tranquilo (a) em um porão, ou convés de um barco, ou de qualquer outra embarcação, sabendo que uma grande tempestade se aproxima? Não? Sim? Particularmente, eu não. Contudo, independente de qual tenha sido sua resposta, eu lhe asseguro de antemão que, mediante a grandes tempestades e problemas que aos nossos olhos pareçam insolúveis, por pior que sejam as adversidades que você esteja enfrentando, tenha plena convicção em dizer: “se Jesus Cristo estiver no meu barco, há grandes possibilidades de tudo terminar bem!”.
Vejamos: Certo dia, Jesus entra num barco, e com ele seus discípulos. Logo em seguida, já a bordo da embarcação, Jesus dá a seguinte ordem: “passemos para a outra banda do lago!”, dito isto, Jesus adormeceu, não vendo posteriormente, o início da forte tempestade que veio acometer aquele barco (…).
Não sei se você já conhece a história, mas caso não conheça e queira saber mais detalhes, ela encontra-se registrada nos livros de Matheus, Marcos e Lucas, ao final, eu deixarei a descrição para que vocês possam conferir na íntegra, como tudo aconteceu. Apesar de pequeno este relato, não poderia passar despercebido, primeiro porque que Jesus estava presente, e como já sabemos, onde ele passava, coisas extraordinárias realizava. Segundo, por ter sido um fato registrado por três testemunhas oculares, que tiveram o privilégio, de vivenciar bem de perto esse momento. Nessa perspectiva, eu chamo sua atenção para dois pequenos detalhes que, para mim, fizeram total diferença para o lindo desfecho dessa história.
O primeiro detalhe, é que somente Mateus ressalta, que os discípulos só entram no barco depois de Jesus, o segundo, descrito por Marcos e Lucas, é que a ordem: “passemos para outra banda do lago” foi expressamente dada por Jesus. Contudo, o relato sobre a forte tempestade, e o desfecho que se dá com um questionamento, todos três deixam registrado!
De uma forma simplificada, eu entendo que, quando alguém pede para o seguir, Ele está deixando claro, que conhece o caminho, sabe o trajeto, e que está no controle. Não obstante, Jesus não só conhecia o caminho, como sabia onde eles chegariam e como fazê-los chegar em segurança. Sendo conhecedor de todas as coisas, o mestre já conseguia avistar, que bem no meio do caminho, haveria problemas, contudo, ele diz “passemos” e não ‘passem vocês’.
Logo, Jesus está deixando claro, que “não importava o que eles iriam enfrentar durante o trajeto, sejam tempestades, tsunamis ou ciclones, no barco em que Ele está, tudo tende a terminar bem. Mas, ainda assim, seus discípulos temeram. E quem não temeria, diante de problemas que jamais enfrentou antes? Aquela enfermidade que chegou sem avisar, e te pegou totalmente desprevenido (a), aquele filho com futuro promissor, que te decepcionou, aquele marido ou mulher que te fez promessas e na primeira oportunidade te traiu, te deixou…eh desse jeito.
Como seres humanos somos falhos, propensos a erros e acertos, no entanto, eu te proponho: convide Jesus hoje, para entrar na sua embarcação, que você vai ver que até os teus erros serão suplantados pelos seus acertos! Permita que Ele entre, e assuma totalmente a direção de sua vida, de sua trajetória, de sua história, somente com Ele você poderá descansar mesmo em meios às turbulências, tendo plena convicção que “tudo irá terminar bem”.
Ref.: Mateus cap. 8.23; Marcos cap. 1. 40-45; e Lucas cap. 5. 12-14
*Karla Macrina Cribari
Pedagoga, formada pela faculdade Doctum de Vitória