Educação

Você sabe a diferença de dificuldade de aprendizagem e transtorno de aprendizagem?

Por Léia Flauzina

Com o retorno efetivo às aulas, professores, responsáveis e equipe pedagógica devem estar atentos como está a aprendizagem dos seus alunos/filhos. A dificuldade de aprendizagem caracteriza-se como uma defasagem de:
• Dificuldade para compreender conceitos matemáticos básicos, como contagem e operações básicas.
• Dificuldade para escrever corretamente as palavras, com erros ortográficos frequentes.
• Dificuldade para se concentrar e se lembrar de informações.
• Dificuldade para organizar tarefas e tempo.
• Dificuldade de expressão verbal e escrita.

Portanto, é de suma importância que, ao notar uma defasagem excessiva no seu aluno /filho, você procure um profissional da área como: Psicopedagogo e Neuropsicopedagogo.

Mas antes vamos falar o que é aprendizagem
Aprendizagem é um processo que se desenvolve no cérebro pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação. Com o objetivo de conduzir uma modificação de conduta que melhore a adaptação do indivíduo ao seu meio.
Este processo é influenciado por fatores genéticos, neurológicos, psicológicos, educacionais e sociais. Quando um ou mais desses fatores sofre algum comprometimento, podemos ter a presença de prejuízos no processo de aprendizagem.

Você sabe a diferença entre dificuldade de aprendizagem e transtorno de aprendizagem?
O termo dificuldade refere-se a uma situação momentânea na qual não conseguimos resolver um determinado problema. Diferentemente, o termo transtorno refere-se a uma condição patológica que tem relação com os aspectos neurobiológicos.

O que são Dificuldades de Aprendizagem?
As dificuldades de aprendizagem possuem causas cognitivas ou emocionais, situação socioeconômica, familiar, mas podem passar com o decorrer do tempo e com auxílio de um acompanhamento adequado, se for necessário. Apresentam-se durante a infância, quando a criança começa a lidar com obstáculos que impedem seu progresso em algumas disciplinas na escola.

Se as dificuldades de aprendizado forem persistentes, afetarem várias áreas do conhecimento e não melhorarem com o tempo, é preciso investigar a presença de um transtorno de aprendizagem, onde há um comprometimento neurológico que prejudica o desenvolvimento intelectual e sensorial da criança como alguma disfunção nos órgãos dos sentidos (visão, audição ou comunicação).
Assim como com os transtornos de aprendizagem, as dificuldades de aprendizagem também podem existir em uma escala, ou seja, podem apresentar diferentes graus de intensidade, desde os mais leves até os mais severos.

Quais são as causas dos Transtornos de Aprendizagem?
Transtornos de aprendizagem acontecem pela presença de algo que afeta o desenvolvimento do cérebro afetando diretamente a aprendizagem e o de informações. Isso pode acontecer antes do nascimento, durante o parto ou nos primeiros anos da infância.

Esses transtornos são causados por um ou mais fatores, ou até mesmo por uma combinação deles. Às vezes, a causa específica não é conhecida.
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais — 5 (DSM-V), o transtorno de aprendizagem tem como origem disfunções neurobiológicas ou genéticas, e está relacionado a distúrbios neurológicos.

Conclusão
A principal diferença entre dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem é que as dificuldades são problemas comuns que as pessoas podem enfrentar ao longo de sua vida escolar pode ser superada com o tempo e o apoio adequado, enquanto os transtornos são desordens neurobiológicas que implica na capacidade de uma pessoa de aprender e processar informações é uma condição persistente que requer intervenção médica e apoio especializado.

Se difere dificuldade de aprendizagem e transtorno de aprendizagem na sua natureza e gravidade. É importante destacar que ambos os conceitos podem afetar a vida de uma pessoa, mas existem soluções e recursos disponíveis para ajudar aqueles que enfrentam esses desafios.

Portanto, podemos concluir que é comum durante o processo de aprendizagem principalmente nos anos iniciais os alunos apresentarem falta de interesse e dificuldade em relação aos estudos. Entretanto, é importante avaliar o desenvolvimento das habilidades do aluno para identificar possíveis dificuldades ou transtornos de aprendizagem!

Léia Flauzina
Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga, Especialista em Autismo, Neurociência, Aprendizagem e Mestre em Educação, Escritora, Palestrante e Neuroterapeuta
Trabalha com a técnica do neurofeedback

Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista MTB 2358-ES

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