Tecnologia & Inovação

Cientistas chineses constroem o robô humanoide mais rápido do mundo

Mas, acredite, ele não vencerá nenhuma corrida ainda; máquina alcança apenas 18 km/h, bem distante do recorde mundial de Usain Bolt

Por Bob Furuya

Usain Bolt pode ficar tranquilo. Ainda não foi dessa vez que um robô humanoide bateu o seu recorde mundial de velocidade. Não chegou nem perto, para ser sincero. Mas esse reinado não deve durar tanto tempo assim, tendo em vista a rápida evolução dessa tecnologia.
Um robô bípede chinês estabeleceu, no início do mês, um novo recorde mundial de velocidade para humanoides. A marca foi alcançada pela versão mais recente do H1 da Unitree, chamada “Evolution V3.0”. A máquina tem pouco mais de 1,8 metro de altura e pesa menos de 50 quilos.

Em um vídeo divulgado em 1º de março, o H1 é visto trotando a 3,3 metros por segundo, o que dá mais ou menos 11 km/h. A empresa afirma, no entanto, que ele pode atingir potencialmente uma velocidade de 5 m/s, ou 18 km/h.

Vale destacar que o H1, da Unitree, é a grande aposta chinesa para robôs humanoides. Há alguns meses Pequim apresentou o modelo, que deve ser usado para desempenhar as mais variadas atividades na sociedade oriental.

O plano da China é bastante ambicioso. Em um documento oficial, o Ministério da Indústria e Informação Tecnológica do país informa que planeja torná-los um produto tão essencial e comum como computadores, notebooks e celulares. Segundo o texto, a ideia é que haja produção em massa deles até 2025.
Além desse robô humanoide, a Unitree também fabrica cães-robôs — e eles são um sucesso!

Ah! E só para não dizer que ignorei a informação sobre o Bolt lá em cima… O “raio” bateu o recorde dos 100 metros rasos durante o Campeonato Mundial de Atletismo, em 2009, em Berlim. Ele correu a distância em apenas 9.58 segundos!!! Isso significa que ele alcançou uma velocidade de aproximadamente 44 km/h! Bem mais que o H1, da Unitree. As informações são do Live Science.

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish