Programa junta dois leopardos-das-neves em zoo, e espera por filhotes

Espécie é considerada vulnerável, e habita montanhas dos Himalaias; par recebido por instituição britânica terá ala especialmente projetada

Brincalhões e cheios de energia, Yashin e Nubra, dois leopardos-das-neves foram reunidos no zoo de Chester (Inglaterra), como parte de um programa de procriação que busca aumentar o números destes animais, uma espécie considerada vulnerável, segundo a lista vermelha da IUCN (International Union for Conservation of Nature).
O “match” entre o casal foi cuidadosamente planejado, para que estes animais tenham uma vida saudável juntos e possam gerar filhotes em cativeiro. É a primeira vez nos mais de 90 anos do zoo que este tipo de felino é recebido, e para isso, toda uma ala foi projetada para simular o ambiente natural do animal, que vivem em áreas de penhasco nos Himalaias.

Agora que eles tiveram algum tempo para se instalar e explorar sua nova casa aqui em Chester, a dupla parece ter realmente se dado bem”, afirmou Mike Jordan, diretor de animais e plantas do zoológico, em entrevista ao Daily Mail.

O espaço preparado para os felinos foi preenchido com cerca de 600 toneladas de cascalho e rochas para recriar o terreno onde vivem em seu estado natural, com duas grandes áreas ao ar livre, cavernas e penhascos íngremes, para recriar a experiência da vida selvagem.

A dupla tem 18 meses de idade, tempo em que, na vida natural, estes felinos deixam a companhia das mães para se tornarem independentes. Ao ar livre, avistamentos de leopardos-das-neves tornaram-se tão raros que estes animais foram apelidados de “fantasma das montanhas” por comunidades que convivem com os felinos. Isso dificulta também o monitoramento e a contagem destes felinos, que vivem cerca de oito anos.

A população destes animais vem diminuindo, segundo a IUCN, e hoje não deve passar de 3.400 indivíduos livres, segundo cálculos. A perda de habitat para criação de gado, a construção de estradas, a mineração e a caça e mortes causadas pelo conflito entre seres humanos estão entre os fatores que pressionam a espécie.

https://www.facebook.com/watch/?ref=embed_video&v=377982581770555
Fonte: Um Só Planeta