Curiosidade — O que significa Corpus Christi
Por Joana Prochera
A tradição começou em Portugal, ainda no século XIII, quando o Papa Urbano IV, oficializou a cerimônia em 1264, inspirado pelos segredos recebidos em sonhos pela freira belga, Juliana de Cornillon. Essas visões instigaram a criação de uma celebração em honra ao Santíssimo Sacramento, relembrando a última ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos. Foi trazida pelos colonizadores para o Brasil. Assim, espalhou-se por todo o território nacional.
Esta data é caracterizada por rituais religiosos e demonstrações de fé, incluindo tradições seculares como a confecção de tapetes artísticos em ruas e avenidas de diversas localidades. A ideia dos tapetes surgiu porque os fiéis acreditavam que Jesus estaria andando pelas ruas da cidade. O Corpus Christi, uma das celebrações mais significativas do calendário católico global, será comemorado nesta quinta-feira, 30 de maio.
A expressão “Corpus Christi”, originária do latim, significa “Corpo de Cristo”. A festa oferece aos fiéis católicos a oportunidade de celebrar a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, quando, de acordo com a tradição, pão e vinho se transformam no corpo e no sangue de Cristo durante a missa.
Corpus Christi não é uma data fixa no calendário, sendo comemorado anualmente às quintas-feiras após o domingo da Santíssima Trindade, que ocorre no primeiro domingo após o Pentecostes. Assim, a data pode variar entre os meses de maio e junho. No Brasil, Corpus Christi é reconhecido como feriado religioso, embora não seja um feriado nacional, variando sua definição conforme as legislações estaduais e municipais.
Uma das características distintivas de Corpus Christi em muitas regiões é a elaboração de tapetes decorativos nas ruas, feitos com pétalas de flores, serragem colorida, sal, areia e outros materiais. Esses tapetes formam desenhos religiosos pelos quais as procissões passam, lembrando simbolicamente a acolhida de Cristo nas ruas de Jerusalém.
Essa tradição, que remonta aos séculos XVI e XIX, foi trazida ao Brasil durante o período colonial, sendo mais comum em países como Portugal e Espanha. Durante o dia de Corpus Christi acontecem procissões solenes, com os fiéis marchando pelas ruas transportando a hóstia consagrada em um ostensório. As igrejas também oferecem momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, permitindo que os fiéis se aproximem para orar em contemplação e gratidão.
Fonte: Jornal de Pomerode