Suas plantas não vivem muito? Essa tecnologia é para você!
Uma startup resolveu criar um dispositivo que monitora tudo que uma planta precisa para não morrer, ajudando muitos criadores de plantinhas
Criar plantas em casa pode ser mais difícil do que aparenta, e muitas pessoas acabam sofrendo para conseguir fazer com que elas sobrevivam por um período longo. Pensando nisso, a empresa SmartyPlants criou um dispositivo que vai ajudar as plantinhas domésticas a viverem mais.
O dispositivo consegue fornecer dados em tempo real sobre o que cada planta precisa, no que os fabricantes dizem que irá “revolucionar” como se cuida das plantas de interior. Estima-se que nos EUA os adultos matem cerca de 190 milhões de plantas domésticas a cada ano, o que é suficiente para fazer muitas pessoas desistirem completamente de criá-las.
Os sensores inteligentes do dispositivo foram projetados apenas para plantas domésticas, e monitoram a luz, a umidade e a temperatura, bem como a umidade e os nutrientes do solo. Ele envia essas informações para um aplicativo de smartphone que o acompanha, o que elimina todas as suposições para manter as plantas saudáveis.
A SmartyPlants se concentra em ajudar 48% dos proprietários de plantas domésticas que mataram acidentalmente cinco ou mais plantas nos últimos 18 anos”, disse Ben Beavers, fundador e CEO da SmartyPlants. “Queremos que você aproveite suas plantas sem estresse e, com nossa tecnologia, podemos garantir que elas sejam bem cuidadas”, acrescentou Beavers.
A startup londrina lançou o SmartyPlants no Kickstarter — e rapidamente encontrou um público, aumentando rapidamente mais de 10 vezes sua meta de referência de £ 5.000 (cerca de R$ 35 mil). Em quatro dias, a campanha teve mais de 500 apoiadores, o que sugere que há muitas pessoas desesperadas por métodos que façam as plantas sobreviverem.
Como o sensor da SmartyPlants é usado
- O dispositivo é essencialmente um ‘plug and play’, com o sensor inserido no solo da planta, mas esse faz muito mais do que avisar se você está regando demais ou se não há luz suficiente.
- O sensor pode analisar uma sala e recomendar os tipos de plantas que melhor se adaptam ao ambiente.
- Possui integração com casa inteligente, para que você possa até configurar sistemas de irrigação automáticos via Wi-Fi.
- Ele também manterá um histórico de problemas com qualquer planta e permitirá acompanhar o crescimento por meio de análise de imagens de IA.
- Também é personalizado segundo as necessidades específicas da planta e cobre todo o espectro de folhagens de interior, de suculentas as samambaias — que podem ser notoriamente difíceis de manter vivas em lugares fechados.
O aplicativo também permite que nomear as plantas, para identificá-las mais facilmente, em vez de precisar se lembrar das espécies. As notificações vão usar esses nomes, falando “A Shirley precisa de uma bebida”, por exemplo.
O dispositivo é alimentado por uma bateria recarregável que dura cerca de seis meses antes de precisar ser carregada, e o aplicativo é compatível com Android e iOS. O sensor está disponível pelo Kickstarter, e uma promoção de 15% de desconto para pedidos antecipados permite adquirir o produto por £ 34 (R$ 240).
Fonte: Olhar Digital