Tecnologia & Inovação

Caminhão elétrico bate recorde de distância percorrida em carga única

Um caminhão elétrico entrou para a lista do Guiness ao bater o recorde mundial de distância percorrida em Hanôver, na Alemanha, ao percorrer 1.099 km com uma única carga. O veículo, um Logistics 18E, da Futuricum, rodou 293 voltas no Contidromo, uma pista oval de testes da fabricante de pneus Continentall com 2,8 km de percurso, por 23 horas ininterruptas.
O automóvel foi testado sem carregamentos na carroceria, e já operava comercialmente em usos cotidianos nos últimos seis meses. Fruto de uma parceria entre a Designwerk (subdivisão da Futuricom) com a fabricante de pneus e a empresa de postais DPD Switzerland, o Logistics 18E é um Volvo FH modificado, com quatro motores elétricos de torque linear, totalizando 680 cv de potência.

As quase trezentas voltas foram percorridas numa velocidade média de 50 km/h. Embora o sucesso se dê em parte pelas condições ideais de navegação do Contidromo, o caminhão elétrico de 19 toneladas também bateu recorde de distância por conta do consumo de combustível. Sua operação média é de 58 kWh por cada 100 km rodados.

Carga promete atender rodagem diária
Mesmo que o recorde de distância do caminhão elétrico tenha ocorrido em condições ideais, a Futuricum alega que a velocidade de 50 km/h não foi mera questão de aproveitamento. Na verdade, esta média corresponde ao “valor cotidianamente utilizado” pelo automóvel em operações comerciais.
Mark Frank, o diretor de estratégia e inovação da DPD Switzerland, está satisfeito com os resultados. “O e-truck consegue dominar a média dos 300 quilômetros diários sem problemas. Estamos orgulhos que finalmente conseguimos documentar oficialmente nosso nível de desempenho”.

Teste não apresentava carros nem obstáculos, mas montadora utilizou velocidade média registrada comercialmente (Foto: Reprodução/Futuricum via AutoEvolution)

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish