Cultura de paz nas escolas: Vitória e São Paulo juntas pela educação
Por Gleiciane de Oliveira Marriel
A educação é prioridade, e cuidar de cada estudante, para além da sala de aula, é um compromisso da capital capixaba. Nesta segunda-feira (1º), foi firmado um termo de colaboração entre a Prefeitura de Vitória e a Prefeitura de São Paulo para implementar o Programa Entre Nós: Convivência Ética e Democrática na Escola e na Sociedade. Essa parceria, que inclui também a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), trará diversas iniciativas para promover uma educação mais ética e democrática nas escolas de ambas as cidades.
A reunião contou com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, da secretária municipal de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, do reitor da Unicamp Prof. Dr. Antônio José de Almeida, da Professora de Educação da Unicamp Drª Telma Vinha, do pesquisador associado ao Grupo Ética, Diversidade e Democracia do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp, Prof. Dr. Cesar Augusto Amaral Nunes e de representantes da universidade.
A colaboração entre Vitória e São Paulo tem como objetivo promover a cultura da paz nas escolas, impactando não só o desempenho acadêmico de crianças e adolescentes, mas também suas vidas como um todo.
Temos valores que precisam ser concretizados todos os dias, como a cultura da paz. Juntos, poderemos contribuir para que as escolas tenham o espírito de união e um ambiente favorável para a educação, tanto em Vitória quanto em São Paulo, para vencer essa violência. Em breve estaremos celebrando avanços e números expressivos”, afirmou Pazolini.
Durante o anúncio, foram apresentados os principais objetivos e as ações planejadas do programa, que visa promover um ambiente escolar mais inclusivo e participativo. O programa traz ações concretas para a transformação e melhoria do ambiente escolar e da formação cidadã dos estudantes, por meio de pesquisas, investimentos e capacitações.
Trabalhar a cultura de paz nas escolas é um caminho que precisa ser repensado, pois as abordagens anteriores não têm dado resultado. Percebemos que as violências e violações acontecem no cotidiano do mundo escolar. Estamos certos de que, juntos, vamos construir um caminho para que essas violências não ocorram mais em nenhuma escola brasileira”, destacou a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner.
A colaboração com a Unicamp permitirá desenvolver pesquisas e implementar ações que fomentem a ética e a democracia nas escolas, contribuindo para a transformação e melhoria do ambiente escolar em Vitória.
Fonte: PMV