Meio ambiente

Bebê rinoceronte-branco raro nasce no Chile

Silvério passeia com sua mãe, Hannah, no zoo onde nasceu

Por Renata Dias

No Chile, os veterinários e pesquisadores comemoram um fato extraordinário: um bebê rinoceronte-branco raro nasceu em Buin, região metropolitana de Santiago, a capital. A espécie está ameaçada de extinção e o nascimento de Silvério é um respiro de esperança. O garotão já caminha ao lado da mamãe Hannah e gosta de ficar junto com o papai Oliver.
O bebê rinoceronte é considerado raro por ser o terceiro indivíduo desta espécie que nasceu em cativeiro na América do Sul. Os papais rinocerontes Hannah e Oliver têm mais dois filhotes, além de Silvério. A espécie de rinoceronte-branco está na categoria “quase ameaçada”, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Mais de 800 exemplares vivem em cativeiro para sua conservação.

O bebê rinoceronte-branco nasceu no dia 20 de junho. A mamãe Hannah ficou um ano e sete meses grávida — o período de gestação do animal pode chegar a 18 meses. Ao nascer, Silvério pesava 74,3 quilos e, em pouco tempo, alcançou 90 quilos. Os adultos podem ir além de 2.000 quilos. Silvério e os outros filhotes do casal Hannah e Oliver são os únicos nascimentos na região desta espécie nativa da África.

Rinoceronte-branco
O rinoceronte-branco é a maior das cinco espécies. A estimativa é que existam 16 mil exemplares no mundo, dos quais 808 em cativeiro. Essa espécie pode alcançar até quatro metros de altura, no caso dos machos, e viver, em média, de 40 a 50 anos.

O Parque Zoológico Buin, em Santiago do Chile, é privado. Os especialistas comemoraram muito o nascimento do bebê rinoceronte. A gestação da mamãe Hannah foi monitorada por câmeras e a chegada do filhote atentamente observada.

(Foto: Parque Zoológico Buin/Chile/Reprodução)

Fonte: Só Notícia Boa

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish