Robô humanoide fica mais inteligente e com ‘mãos humanas’
A promessa é de que o Figure 02 dará um salto tecnológico, com mais sensores, mais inteligência artificial e uma bateria ainda melhor
Por Bob Furuya
Talvez você ainda não conheça a empresa pelo nome. Mas pode anotar: a Figure AI será uma das principais companhias do mundo. Ela nasceu em 2022 na Califórnia, nos Estados Unidos, com o objetivo de entregar um “robô humanoide de propósito geral comercialmente viável”.
Não só deu certo, como tudo aconteceu muito rápido. A startup já conseguiu levantar US$ 675 milhões até o momento. E, em poucos meses, lançou o seu primeiro modelo, batizado de Figure 01. A máquina chamou a atenção do mercado, a ponto de a BMW ter encomendado algumas unidades para utilizar em sua linha de produção.
Como as coisas evoluem muito rapidamente nesse ramo, em apenas dois anos a Figure já prepara a segunda geração do seu robô humanoide. E a promessa é de que ele será muito mais avançado do que o seu irmão mais velho.
O que muda no Figure 02
• Os engenheiros afirmam que realizaram uma “reformulação completa de hardware e software” que inclui atualizações nos sistemas de inteligência artificial, visão computacional, bateria, componentes eletrônicos, sensores e atuadores.
• Entre os destaques estão microfones e alto-falantes de bordo que atendem a conversas individuais com humanos.
• Isso porque o humanoide é alimentado por um modelos de IA personalizado, treinado em colaboração com a OpenAI.
• A ideia é que você consiga conversar com ele — e dar algumas ordens específicas (desde que ele tenha sido treinado para isso).
• O Figure 02 também possui algo chamado modelo de linguagem de visão, que permitirá a ele entender o que é capturado pelas lentes da câmera e tomar decisões relacionadas a isso.
• Quanto às câmeras em si, o 02 ostenta seis câmeras RGB que mostram o mundo em diferentes ângulos.
• O robô também se beneficia de um aumento de três vezes no seu poder computacional.
• Por fim, um novo conjunto de baterias personalizado promete entregar 50% mais de desempenho e durabilidade.
Falamos sobre o 02 por dentro, mas por fora também foram feitas alterações importantes. O robô tem uma estatura semelhante à do seu antecessor, mas o design passou por diversas melhorias. A principal delas é o acabamento. Sai o metal cromado do 01 e entra um elegante preto fosco no 02. As fiações internas também desapareceram na segunda geração.
O mais admirável, porém, são as mãos dessa máquina. Os engenheiros tiveram bastante cuidado em deixá-las visualmente parecidas com as nossas. Mais do que isso: elas tentam simular de verdade as mãos humanas, principalmente a força ao fecharmos os dedos.
Segundo a empresa, isso permite ao 02 realizar “uma ampla gama de tarefas semelhantes às humanas”. A Figure AI também fabricou motores personalizados para o robô para otimizar a potência e o desempenho de cada junta. Os motores são integrados aos trens de acionamento das juntas do humanoide.
A Figure AI não divulgou mais informações sobre o seu robô de segunda geração. E a BMW, com certeza, vai querer uma atualização de contrato para contar com esse novo modelo. As informações são do New Atlas.
Fonte: Olhar Digital