Comportamento & Equilíbrio

‘Telas não são boas nem ruins, depende de como são usadas’

Pediatra da Mayo Clinic dá orientações quanto ao uso dos eletrônicos e diz que acesso a conteúdos educacionais pode ser benéfico

Os dispositivos eletrônicos estão por toda parte, sendo cada vez mais usados pelas crianças, o que deixa muitos pais preocupados quanto aos males que podem causar. Embora especialistas apontem diversos prejuízos à saúde dos pequenos, há quem também veja benefícios no uso das telas.

O que eu gostaria que todos os pais soubessem é que as telas não são nem boas e nem ruins. Tudo depende de como você as utiliza”, diz a pediatra Nusheen Ameenuddin, da Mayo Clinic, em Rochester, Minnesota (EUA).

Para crianças menores de dois anos, ela ressalta que não há evidências de que programas de televisão ou que o tempo de tela possuam algum benefício. Portanto, é melhor tentar evitar u uso, com exceção das chamadas de vídeo com avós ou outros parentes.

Para crianças entre dois e cinco anos, ela sugere não ultrapassar o limite de, mais ou menos, uma hora de conteúdo educacional de alta qualidade. “O ideal é que seja um conteúdo com pouco ou nenhum tempo comercial”, aconselha.
Já para crianças de cinco anos ou mais, os pais podem ser mais flexíveis. “Há um benefício em potencial de conteúdos educacionais de alta qualidade para as crianças em idade pré-escolar. Há programas maravilhosos que existem há décadas e que estão realmente focados em ensinar crianças”, afirma a pediatra.

Nusheen lembra que a recomendação habitual para crianças de cinco anos ou mais, que já estão na escola, era de não mais do que duas horas de tempo de tela por dia de conteúdo não educacional.

Mas entendemos que essa é uma tarefa difícil de se realizar. E, muitas vezes, as crianças estão utilizando as telas por razões realmente boas, para fazer trabalhos escolares, por exemplo. Com isso, passamos a recomendar aos pais que se assegurem de que as telas não estão tomando o lugar de outras atividades importantes, como do trabalho escolar, das atividades físicas e, principalmente, da hora de dormir”.

A pediatra afirma que um pouco de televisão de alta qualidade pode ajudar as crianças a aprender sobre outras pessoas e culturas. Ela comenta que um estudo realizado sobre o assunto apontou um benefício em relação ao aumento da diversidade.

Quando as crianças veem crianças de outras origens brincando umas com as outras, elas são mais propensas a dizer, quando mostradas a um grupo de imagens, que elas podem querer brincar com uma criança de um contexto diferente do qual elas estão acostumadas ou do seu próprio contexto”.

Fonte: Canguru News

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish