Cultura

Obra inédita de Tarsila do Amaral é descoberta quase 100 anos após criação

A família de Tarsila do Amaral confirmou a autenticidade da tela inédita “Paisagem 1925”, quase 100 anos depois de ter sido pintada

Uma obra até então desconhecida de Tarsila do Amaral, uma das maiores artistas plásticas do Brasil, foi revelada após quase um século desde sua produção. O quadro, pintado em 1925, foi confirmado como autêntico pela comissão da família da artista e representa uma nova peça do legado modernista brasileiro. A obra é da primeira fase da artista, chamada de Pau Brasil, onde foram retratadas paisagens brasileiras, urbanas e rurais. Intitulada “Paisagem 1925”, a tela seria inspirada nas fazendas do interior de São Paulo.
A descoberta ocorreu em abril de 2024, durante uma feira de arte em São Paulo, quando o quadro chamou atenção pela sua origem misteriosa. O galerista Thomaz Pacheco, que apresentou a obra, contou que pouquíssimas pessoas tiveram acesso a ela até então. A revelação trouxe diversas questões sobre sua procedência e autenticidade, que agora, quatro meses depois, foram esclarecidas.

O dono original da obra era Mikael Abouij Naid, um libanês residente no Brasil na década de 1950, que comprou o quadro diretamente de Tarsila do Amaral como presente de casamento para sua esposa, Beatriz Maluf. Após a morte de Beatriz nos anos 1970, o quadro foi levado para o Líbano, retornando ao Brasil em 2023, trazido pelo filho do casal.

Paola Montenegro, sobrinha-bisneta de Tarsila e gestora do Tarsila S.A., compartilhou sua emoção ao reconhecer a autenticidade da obra, que passou por rigorosos exames físico-químicos e tecnológicos. Segundo Douglas Quintale, presidente do Comitê de Autenticação Tarsila S.A., os recursos científicos e tecnológicos disponíveis no Brasil permitiram validar o quadro como uma peça genuína da fase Pau Brasil da artista.

Agora, com a confirmação de sua autenticidade, há a expectativa de que essa obra inédita de Tarsila do Amaral seja exibida em um museu, possibilitando que o público contemple essa nova peça do patrimônio artístico nacional.

Fonte: Tapis Rouge

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish