Meio ambiente

Bebê hipopótamo pigmeu é a nova sensação da internet

A pequena Moo Deng vive no Khao Kheow Open Zoo, na província de Chonburi, na Tailândia. Espécie está ameaçada de extinção

“Ícone, lenda, ela é o momento”. É assim que o site da revista Time se refere à mais nova sensação da internet: a bebê hipopótamo pigmeu Moo Deng. Nascida no dia 10 de julho no Khao Kheow Open Zoo, na província de Chonburi, na Tailândia — e revelada ao público 15 dias depois — a pequenina de bochechas rosadas e olhos brilhantes chama a atenção pelo carisma, fofura e por ser ainda um tanto desengonçada.
Desde que foi apresentada ao público, no dia 25 de julho, virou a principal atração do zoológico. Além disso, suas fotos e vídeos postados nas redes sociais têm sido amplamente compartilhados e servido de inspiração para a criação de fanarts, produtos, desenhos em cafés e até tutoriais de maquiagem.

No momento em que vi Moo-Deng nascer, estabeleci uma meta de torná-la famosa, mas nunca imaginei que isso se espalharia para o exterior. Pensei que ela poderia ser famosa na Tailândia, mas não internacionalmente”, disse o tratador Atthapon Nundee, ao The Guardian.

A adorável hipopótamo, cujo nome se traduz aproximadamente como “porco saltitante”, passa quase o tempo todo dormindo e brinca em alguns momentos. “Ela só toma leite da mãe, não consome nada além de leite”, informou Nundee, acrescentando que, aos dois meses de idade, ela já pesa mais de 20kg e é possível que comece a comer grama no mês que vem.

Desde que Moo Deng se tornou viral, o número de visitantes do Khao Kheow Open Zoo mais que dobrou. Porém, isso trouxe preocupações quanto à sua segurança, pois algumas pessoas, na tentativa de acordá-la ou chamar a sua atenção, têm lhe atingido com jatos d’água ou jogado alimentos, como bananas e mariscos, no recinto onde vive.

Esses comportamentos não são apenas cruéis, mas também perigosos. Devemos proteger estes animais e garantir que tenham um ambiente seguro e confortável”, alertou Narongwit Chodchoi, diretor do zoológico, segundo o The Nation.

Na semana passada, ele pediu aos visitantes que não atirem coisas no animalzinho. Disse ainda que foram instaladas câmeras de vigilância na área e consideraria ações legais contra humanos que não cooperarem.

Moo Deng: hipopótamos pigmeus como Moo Deng chegam a cerca de 225 quilos na maturidade, enquanto outros hipopótamos pesam até duas toneladas (Foto: khamoo.andthegang/Instagram)

Ameaça de extinção
Os hipopótamos pigmeus estão ameaçados de extinção. Um estudo de 1993 sugeriu que havia entre dois mil e 2,5 mil indivíduos restantes na natureza. Eles são nativos da África Ocidental, onde vivem em pântanos e perto de rios, mas estão ameaçados pela perda de habitat devido a atividades humanas, como extração de madeira, mineração e caça.

Ao The Guardian, Edwin Wiek, fundador da Wildlife Friends Foundation Thailand, questionou a necessidade desses animais serem mantidos em cativeiro, onde eles já foram criados com sucesso. Na sua visão, o foco deveria ser mantê-los na natureza.

Eles estão muito ameaçados, mas, na verdade, com a aplicação adequada e um plano de conservação na natureza — deixe-os em paz, eles podem se sair muito bem”.

O tratador de Moo-Deng explicou que zoológico a mantém, assim como outros animais, o mais próximo possível da natureza, e que locais como o que ele trabalha contribuem para o trabalho de conservação. É claro que Moo Deng não é o único hipopótamo do Khao Kheow Open Zoo. No fim de semana, o centro de conservação celebrou o 59º aniversário de Mae Mali, a hipopótamo fêmea mais velha do país. Embora se diga que Mae Mali pesa duas toneladas (4.400 libras), hipopótamos pigmeus como Moo Deng amadurecem e chegam a cerca de 225 quilos.

Fonte: Um Só Planeta

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish