Educação

Maneiras de incentivar seu filho a ler

A escola às vezes transforma a leitura em uma tarefa árdua, mas uma criança que gosta de ler poderá aprender qualquer coisa na vida

Por Barbara Danza

Hoje em dia, os pais podem acreditar que ensinar seus filhos a se tornarem leitores competentes é responsabilidade da escola. Esses pais podem se surpreender ao descobrir que, de modo geral, as escolas estão falhando no ensino da alfabetização. A incapacidade de ler com habilidade e compreensão coloca as crianças em uma desvantagem potencial ao longo da vida. A boa notícia é que é muito simples inspirar seus próprios filhos a lerem bem.
Um leitor habilidoso é alguém com a capacidade de ensinar a si mesmo praticamente qualquer coisa na vida e que pode desfrutar de uma vida abundantemente rica em ideias, histórias e maravilhas. Hoje, os pais parecem ficar ansiosos em relação ao tema da leitura. Os níveis de alfabetização estão indo na direção errada, e as escolas estão enfatizando os “níveis de leitura” de maneira quase alarmante. Independentemente da cultura da escola em torno da leitura, no entanto, os pais podem facilmente incutir o amor pela leitura em seus filhos se adotarem uma abordagem alegre, calma e envolvente.

1. Aproveite a leitura
A primeira maneira de incentivar seus filhos a gostar de ler é gostar de ler você mesmo. Se você não costuma pegar um livro para se divertir ou se não lê há algum tempo, procure encontrar algo que goste de ler. Talvez você tenha um hobby favorito sobre o qual possa encontrar um livro, ou talvez goste de um bom mistério — procure livros na livraria ou biblioteca local que atendam aos seus interesses genuínos. O próprio exemplo de isso fazer parte da sua vida afetará a percepção de leitura de seus filhos. A escola muitas vezes, infelizmente, faz com que a leitura pareça uma tarefa árdua. Comece a ler como uma alegria.

2. Ignorar níveis
A tendência atual nas escolas de focar tanto no nível de leitura de cada criança é realmente lamentável. Isso se tornou parte de uma cultura tóxica que pode, na verdade, desencorajar o amor pela leitura e pelo aprendizado. Em casa, ignore completamente os níveis. Se seu filho do ensino médio quer relaxar e rir com o Ursinho Paddington, você vai impedi-lo porque está abaixo do nível de leitura dele? Se seu filho da pré-escola quer ler Tolkien, você vai impedi-lo porque está acima do nível de leitura dele?

Agora, no caso deste último, obviamente, a adequação do conteúdo deve ser considerada. Além disso, você não quer que seu filho experimente grandes frustrações após algumas frases. Esse é o momento em que você lê o livro em voz alta, ouve uma gravação em áudio ou providencia algumas versões adaptadas à idade para começar. Não coloque o livro de lado, prometendo voltar a ele no ensino fundamental. A criança está interessada agora, e a história é boa demais para ser deixada de lado.

3. Ler em voz alta
Nada incentiva mais o amor pela leitura do que a alegre prática de ler em voz alta para seus filhos. Faça vozes bobas, ria e chore junto, e maravilhe-se com a jornada que cada livro leva vocês. É uma experiência calorosa e compartilhada como nenhuma outra e não poderia ser mais simples. Se você não fizer mais nada, leia em voz alta para seus filhos.

4. Siga seus interesses
Se você tem um leitor muito relutante, encontre livros sobre suas coisas favoritas. Você pode descobrir que uma criança que parece não conseguir entrar em um livro de ficção adora mergulhar fundo em uma enciclopédia de animais. Você pode descobrir que outra criança prefere gráficos lindos ou livros interativos. Quanto mais os livros se tornarem parte de sua vida normal, mais interesse você verá brotando naturalmente até mesmo dos leitores mais relutantes do grupo.

5. Se aventure em livrarias e bibliotecas
Ainda existem algumas livrarias locais incríveis e sebos, apenas esperando que famílias amantes de livros como a sua entrem e se divirtam. Saia regularmente para examinar as estantes de livros onde quer que as encontre. Deleite-se com a caça ao tesouro que as livrarias oferecem. Maximize o cartão da biblioteca sempre. Faça uma aventura familiar saindo em busca de livros.

6. Reduza a atenção às telas
Se seus filhos, como tantos outros, passam horas todos os dias olhando para telas, não admira que você esteja preocupado com a falta de leitura deles. Reduza isso tanto quanto possível. Estabeleça limites e regras firmes em torno dos dispositivos digitais em sua casa. Se eles reclamarem de tédio, diga-lhes que você acha isso ótimo, porque a melhor criatividade e descoberta tendem a surgir do tédio. Em seguida, sente-se com um cobertor e uma xícara de chá e abra um livro para você.

7. Saiba o que eles estão lendo
O estado da publicação moderna — para todas as idades — está caminhando em uma direção que preocupa muitas famílias. Certifique-se de saber o que seus filhos estão lendo e os valores retratados. A boa notícia é que você não precisa depender apenas de livros modernos — ou nem um pouco. Séculos de grande literatura estão esperando para serem explorados. Encontre o melhor para seus filhos e mergulhe de cabeça.

Fonte: Epoch Times Brasil

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish