Bem-estar

Manual mostra benefícios da natureza para crianças e adolescentes

Publicação elaborada pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Instituto Alana tem atualização e tradução da American Academy of Pediatrics

Por Natasha Olsen 

O Instituto Alana e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançaram uma nova edição do manual de orientação Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes — Atualização 2024. O documento é uma ampliação do manual lançado em 2019, e aborda três novos temas: os benefícios da natureza para as crianças com deficiências; a importância da natureza no planejamento das cidades e as mudanças climáticas.
Elaborado pelo Grupo de Trabalho “Criança, Adolescente e Natureza”, da Sociedade Brasileira de Pediatria, com o apoio institucional da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD), da Coalizão pelo Clima, Infâncias e Natureza (CLICA) e do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), a publicação tem como objetivo orientar e inspirar famílias, pediatras, educadores e planejadores de cidades a respeito da importância do convívio de crianças e adolescentes com a natureza para seu desenvolvimento integral e para a preservação de sua saúde física e mental.

A ideia é que a reflexão e o engajamento envolvam a todos, já que o combate aos efeitos da crise climática é necessariamente coletivo”, avalia Maria Isabel Amando de Barros, especialista do Instituto Alana e coordenadora do Grupo de Trabalho “Criança, Adolescente e Natureza”, da Sociedade Brasileira de Pediatria.

O documento se tornou uma referência tão importante no tema que deu origem ao manual “Guidance on Nature’s Benefits in the Development of Children and Adolescents”, em uma iniciativa que reuniu o Alana, a Comissão de Comunicação e Educação da União Internacional para a Conservação da Natureza (CEC/IUCN), o movimento #Nature For All e a American Academy of Pediatrics (AAP) e parceiros como DSI, Nature and Health Alliance, Early opportunities — Standford, Children Environment Health Network.

A versão norte-americana é uma tradução do manual brasileiro para o inglês, com adaptação do conteúdo para o contexto internacional. A ideia é que ele sirva de base para a elaboração e gestão de ações e políticas da American Academy of Pediatrics e dos demais parceiros. Para fazer o download desta e de outras publicações, entre no Acervo do Instituto Alana.

Fonte: CicloVivo

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish