Saúde

Parar de fumar soma anos de vida, em qualquer idade

Cientistas comprovam que abandonar o cigarro traz benefícios e mais anos de vida mesmo depois dos 75 anos

Por Natasha Olsen

Fumar faz mal para a saúde, em vários níveis. Poderíamos escrever uma matéria enorme só a respeito do impacto negativo deste hábito para o nosso corpo e para a nossa mente — isso sem falar da poluição causada pelas bitucas. Mas, decidimos focar na boa notícia: parar de fumar, em qualquer idade, é uma decisão que pode somar anos e qualidade de vida — nunca é tarde para esta decisão.
Os pesquisadores Thuy Le, David Mendez e Kenneth Warner lideraram um estudo que questiona a ideia antiga de que parar de fumar beneficia exclusivamente pessoas mais jovens. O resultado é uma pesquisa revolucionária da Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan que comprova que parar de fumar aumenta a expectativa de vida, independentemente da idade em que isso acontece.

Embora fumar tenha sido relacionado a uma variedade de problemas de saúde, incluindo câncer, doenças cardíacas e derrame, o apelo para parar de fumar tem sido tipicamente direcionado a jovens adultos. Este novo estudo nos lembra que os idosos também podem obter benefícios consideráveis à saúde ao parar de fumar, mesmo aos 75 anos.

Queríamos mostrar que parar de fumar é benéfico em qualquer idade e fornecer um incentivo para que pessoas mais velhas parem”, explicou Thuy Le.

Vale lembrar que, além do aumento da expectativa de vida, tirar o cigarro da rotina melhora a capacidade respiratória, o que garante mais disposição para diversas atividades. Além de melhorar o paladar e a saúde e a aparência da pele, dentes e gengivas.

Os pesquisadores geraram tabelas de expectativa de vida usando dados de muitas fontes, calculando quanto tempo mais as pessoas viveriam se parassem de fumar em várias idades. Suas descobertas foram surpreendentes: em comparação com aqueles que nunca fumaram, aqueles que pararam de fumar aos 35, 45, 55, 65 ou 75 anos ganharam uma média de 8,0, 5,6, 3,4, 1,7 e 0,7 anos de vida, respectivamente.

Para pessoas mais velhas, as chances de ganhar pelo menos mais um ano de vida após parar de fumar eram significativas — 23,4% para aqueles que pararam aos 65 e 14,2% para aqueles que pararam aos 75. Além disso, quase 10% das pessoas que pararam aos 65 ganharam pelo menos oito anos de vida, enquanto 8% das que pararam aos 75 ganharam pelo menos quatro anos.

O benefício da cessação não se limita a adultos jovens e de meia-idade que fumam; este estudo demonstra sua aplicabilidade também para idosos”, assegura Kenneth Warner.

Um alerta para fumantes mais velhos
O estudo fornece fortes evidências para incentivar fumantes idosos a pararem de fumar. Embora os benefícios de parar em tenra idade sejam bem conhecidos, os dados mais recentes mostram que, mesmo mais tarde na vida, parar de fumar podem mudar a vida. Esses avanços, embora pequenos em termos absolutos, respondem por uma quantidade significativa da expectativa de vida restante de um idoso. Os pesquisadores esperam que os terapeutas utilizem essa evidência para incentivar fumantes mais velhos a parar de fumar.

A chance de prolongar a vida é substancial, e nunca é tarde demais para se beneficiar de parar de fumar”, disse Le.

Para conferir o estudo completo acesse: American Journal of Preventative Medicine — Os benefícios de parar de fumar em diferentes idades.

Fonte: CicloVivo

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish