Nasa testa robô aquático para explorar lua de Júpiter

Visando aliviar os custos, o robô de navegação autônoma foi impresso em 3D, usando motores e equipamentos eletrônicos acessíveis
Por Pablo Nogueira
A Nasa começou a testar um pequeno robô aquático que vai explorar a lua Europa, de Júpiter, na missão Europa Clipper. Em um comunicado, a Nasa revelou que os cientistas do JPL desenvolveram o robô aquático como um dos instrumentos científicos da Missão Europa Clipper, lançada em outubro, que chegará à lua de Júpiter em 2030.
Durante 49 sobrevoos pela lua Europa, o robô aquático vai buscar por sinais de vida no oceano sob a crosta congelada do satélite”, disse a Nasa.

Cientistas da Nasa realizaram o primeiro teste de um protótipo desse robô em uma piscina da Caltech, em setembro deste ano. Segundo a Nasa, os cientistas construíram o protótipo para demonstrar a aplicabilidade do conceito da missão SWIM. A missão SWIM (sigla em inglês para “Sensoriamento Com Micronadadores Independentes” significa “nadar”) é um conjunto de pequenos robôs para buscar vida em Júpiter.
O protótipo do robô dos testes de setembro tem 42 centímetros e pesa 2,3kg. Visando aliviar os custos, o robô de navegação autônoma foi impresso em 3D, usando motores e equipamentos eletrônicos acessíveis. Com duas hélices para impulso e quatro flaps para direção, o robô aquático exibiu controles de manobras durante o teste.
Veja o vídeo
Segundo a Nasa, o robô aquático conseguiu permanecer em curso e percorreu a área em linhas paralelas. Além disso, o robô conseguiu escrever “J-P-L” nas águas da piscina sem a intervenção dos cientistas e engenheiros. Ainda de acordo com a Nasa, o robô aquático que vai explorar o oceano da lua de Júpiter será ainda menor que este protótipo, com 12 centímetros, do tamanho de um celular.
Aliás, falando em celular, o robô aquático terá sistemas submarinos de comunicação wireless para transmitir dados e informar sua posição durante a exploração da Lua de Júpiter. A Nasa já realizou 20 testes do robô aquático, mas revela que a versão final está longe de ficar pronta.
Fonte: Giz Brasil