Casal planta árvore de Natal e ela vira a atração da cidade

Em 1979, ao invés de jogar o pequeno pinheiro fora, ingleses o plantaram no quintal — hoje ele tem 16 metros e é ponto turístico
Por Natasha Olsen
Em 1978, o casal Avril e Christopher Rowlands comprou um pequeno pinheiro para ser sua árvore de Natal. Pagaram cerca de R$ 40 e, ao invés de jogar a árvore fora depois das festas, decidiram plantar no jardim para comemorar sua primeira virada de ano na casa nova. E, 45 anos depois do pinheiro ter ganhado seu espaço no quintal, ele se tornou uma atração famosa na cidade de Inkberrow, em Worcestershire, Inglaterra.
O pinheiro continua recebendo a decoração anual para o Natal. A diferença é que agora suas luzes podem ser vistas a quilômetros de distância, já que a árvore cresceu bastante e tem 16 metros de altura. A comunidade se reúne todos os anos para ver as luzes sendo acesas, numa cerimônia que se tornou tradição e reúne cerca de duas mil pessoas no dia 6 de dezembro.
É incrível pensar que compramos a árvore ainda jovem”, disse Avril, uma escritora de TV aposentada. “Não tínhamos ideia de que ela cresceria tanto, mas estamos felizes que tenha crescido. Todo ano, as pessoas dizem que a ativação da árvore marca o início do Natal”.

Avril e Christopher estão na casa dos 80 anos, mas fazem questão de cuidar do pinheiro e da decoração de Natal. Nos últimos 20 anos, eles precisaram de um guindaste para alcançar as partes mais altas e confessam que a manutenção da majestosa árvore é cada vez mais trabalhosa.
A árvore teve uma doença há um ano, mas podamos os galhos mais baixos e instalamos postes de madeira para sustentá-la, e ela nunca esteve tão bem”, conta Avril. “Obviamente, Chris e eu estamos nos dando bem, farei 80 anos no ano que vem, mas não temos planos de interromper a troca de Natal”.
Além da alegria de reunir a comunidade em volta da árvore e manter vivo o espírito natalino, os Rowlands arrecadaram mais de £ 25 mil para instituições de caridade, incluindo a British Heart Foundation e a Alzheimer’s Research UK, com os seus eventos anuais.
O pinheiro de Inkberrow foi declarado um marco local no Google Maps e recebeu apenas avaliações de cinco estrelas. As luzes são acesas todas as noites, todos os anos, entre os dias 6 de dezembro e 6 de janeiro. Os custos com a conta de luz são um desafio, mas o casal recebeu o apoio do fornecedor de energia local e não tem planos de interromper a festa que se forma em torno da árvore de Natal mais famosa da cidade.
Não saberíamos o que fazer se não pudéssemos fazer isso todo ano. Virou uma tradição na vila — e além — o que é maravilhoso”.
Fonte: CicloVivo