Comportamento & Equilíbrio

Como melhorar sua memória diante da infoxicação

Entenda estratégias para memorizar dados, mesmo com um volume de informações cada vez maior a sua volta

Por Simone Cordeiro

O excesso de informações que permeiam o nosso cotidiano, traz um efeito tóxico sobre a nossa mente. E isso resulta em um problema chamado de infoxicação, que é a junção de intoxicação e informação. Diante desse cenário, como é possível melhorar a memória?
Afinal de contas, a infoxicação causa maior desatenção, deixando a maior parte das pessoas dispersas, estressadas e ansiosas. Segundo alguns estudos, estar conectado as redes sociais nos alimentam com apenas as informações que nos interessa, gerando prazer para o nosso cérebro. Então, como é possível treiná-lo de forma diferente e melhorar nossa memória?

Em um contexto em que somos constantemente bombardeados por inúmeros dados, números e informações, por conta da infoxicação, saber como melhorar a memória pode ser mais importante do que se imagina. Para começar, esqueça as especulações de que existem pessoas com memória boa e outras com memória ruim. Ou que você pode ter maior facilidade de memorizar números do que aprender um idioma, por exemplo.

Saiba que com algumas estratégias, é possível melhorar a sua memória declarativa, aquela usada para armazenar informações mais claras: como fatos, datas, nomes, eventos passados, conceitos e assim por diante. As estratégias que envolvem a mnemônica são baseadas, principalmente, na criação de imagens mentais ou estratégias verbais. Dessa forma, é possível relacionar as informações que você quer aprender com coisas que você já sabe.

A partir disso, o método exige muita prática para que você possa lembrar o caminho para acessar o dado junto com a informação em si para recuperá-la de forma rápida. De acordo com pesquisadores, um indivíduo pode ser treinado em estratégias de memória para lembrar 67.890 dígitos do número pi. A ideia é criar redes ricas de conhecimento nas quais você possa integrar e organizar novos conhecimentos. Ou seja, fazer o trabalho pesado antes, para lembrar depois.

Deste modo, há maior eficácia em relacionar informações a coisas que já sabemos do que apenas exercitar o cérebro para tentar gravar algo novo. Esse recurso de lembrar de algo por associação de uma memória já existente é conhecido por codificação semântica.

Uma coisa é certa, se você quer saber como melhorar sua memória lembre-se como ela funciona. Para isso, você precisa visitar a sua própria memória na fase escolar. Afinal, algumas pessoas nessa fase costumavam aprender ou lembrar de uma matéria na hora da prova, estudando essa matéria com antecedência e em casa. Enquanto outros alunos, costumam apenas memorizar prestando maior atenção na aula, ou fazendo exercícios repetidas vezes.

Então, basta entender qual maneira funciona melhor para você. Hoje em dia, algumas pessoas costumam gravar mais assuntos assistindo a vídeos, outros gostam de ler artigos e livros e assim por diante. Ou seja, o segredo é descobrir como a sua melhora é mais eficaz e praticar.

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish