Aos queridos professores, um feliz 2025!
Aos professores que, com sua paixão, paciência e comprometimento, moldam mentes, inspiram sonhos e deixam uma marca duradoura em nossas vidas. A esses grandes autores que dedicam suas vidas ao ensino, guiando-nos na busca do conhecimento e do crescimento pessoal. Aqui, deixamos registrado nosso carinho e reconhecimento a todos os mestres. Sei que muitos, nesse ano de 2024, com suas atitudes, trouxeram o brilho nos olhos de cada aluno, deixando a marca do reflexo do seu esforço e dedicação. Que nunca falte amor, paciência e reconhecimento pelo trabalho incrível que vocês fazem.
• Mestre, você é a luz que ilumina nosso caminho!
• A educação é a chave para um futuro melhor. Obrigado por abrir portas!
• Você ensina com amor e dedicação. Gratidão sempre!
• Cada aula sua é um passo em direção ao sucesso.
• Ser mestre é ser um verdadeiro artista da educação.
2024 foi o ano em que os queridos professores fruíram de maneira incrível com a habilidade de despertar a curiosidade e promover amor pelo aprendizado. Muito. No final deste ano letivo, plantou motivação por suas palavras inspiradoras. Um professor inesquecível faz uso de vários métodos, seja ele de exposição pelo professor, de trabalho independente, de elaboração conjunta, de trabalho em grupo.
Os métodos e as técnicas utilizadas cabem a cada professor decidir dentro de suas necessidades e características. Os professores encontram alegria em ver seus alunos crescerem e brilharem, desenvolvendo novas habilidades e terem sucesso acadêmico. A felicidade de um professor vem de testemunhar o impacto que eles têm na vida de seus alunos e saber que estão fazendo a diferença na formação de seus futuros e que sejam os protagonistas, não apenas espectadores.
O professor é aquele que não mede esforços e desempenha um papel essencial no desenvolvimento dos alunos, mas também da formação humana, sendo responsável por planejar e executar estratégias pedagógicas adequadas ao estágio de aprendizagem de cada estudante. Professores são aqueles que tornaram possíveis todas as impossibilidades no ano letivo, abraçando a causa de cada aluno, principalmente dos alunos inclusivos, mas são, sobretudo, aqueles que sabem que ensinar é praticar a mais bela e complexa arte da pedagogia positiva: cultivando a emoção e expandindo a inteligência.
Quando se aproxima o final do ano pode-se sentir que a profissão de professor exige muita motivação, alegria e dinamismo. Entretanto, nessa caminhada, muitas vezes, alguns professores, infelizmente, sentem-se desmotivados e sem alegria. Que 2025 seja um ano motivador e de reconhecimento ao ofício, com salário digno e que se construa uma rotina de trabalho dentro do ambiente escolar que proporcione o melhor de si.
O maior educador não é o que controla, mas o que liberta. Não é o que aponta os erros, mas o que os previne. Não é o que corrige comportamentos, mas o que ensina a refletir”, Augusto Cury.
Que este ano seja superado pelos desafios e intempéries enfrentados do ano corrente, que a felicidade, o amor, a esperança, a perseverança, a fé, a paz e a determinação venham em dobro no próximo ano. A todos os professores, o nosso obrigado por tudo, e que continuem lutando e desbravando por uma educação cada vez melhor, sempre. O período agora é de descanso permitindo que os professores cuidem de si mesmos, dos seus desejos, recuperar energias e aventuras.
As férias são importantes para a saúde mental dos professores, pois permitem que eles:
• Desconectem-se do trabalho e dos estudos;
• Restaurem o equilíbrio emocional;
• Recuperem a energia mental;
• Reduzam o risco de burnout;
• Previnam problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão;
• Fortaleçam a resiliência emocional;
• Cultivem uma perspectiva positiva;
• Melhorem a qualidade de vida.
Essa é a oportunidade que os professores se permitem para se desconectar das demandas profissionais e engajar-se em atividades prazerosas que venham proporcionar um alívio significativo do estresse acumulado.