Van Gogh: exposição em Londres reunirá obras pela primeira vez após 134 anos

Obras produzidas nos meses subsequentes ao famoso incidente em que o artista mutilou a própria orelha, serão exibidas juntas pela 1.ª vez em Londres
Dois quadros emblemáticos de Vincent van Gogh, produzidos nos meses subsequentes ao famoso incidente em que o artista mutilou a própria orelha, serão exibidos juntos pela primeira vez na cidade de Londres. As obras intituladas ‘O pátio do Hospital em Arles’ e ‘Ala no Hospital em Arles’, que o pintor descreveu como um par, estarão em exibição na Courtauld Gallery a partir do próximo mês, conforme reportado pelo Art Newspaper.
Essas pinturas são as únicas criadas por Van Gogh durante sua internação no hospital de Arles, localizado no sul da França. Adquiridas na década de 1920 pelo colecionador suíço Oskar Reinhart, essas obras integraram sua coleção, que conta com mais de 200 itens e estava proibida de empréstimos até recentemente.
O museu localizado na villa de Reinhart, chamada Am Römerholz, foi inaugurado ao público em 1970, mas encontra-se temporariamente fechado para reformas. Portanto, as obras irão para a Courtauld como parte da exposição Goya to Impressionism: Masterpieces from the Oskar Reinhart Collection, que ocorrerá entre 14 de fevereiro e 26 de maio. A pintura externa ‘O pátio do Hospital em Arles’ já havia sido exibida anteriormente em Londres durante a mostra Van Gogh: Poets and Lovers, que foi encerrada em 19 de janeiro.
As obras
As criações de Van Gogh datam da segunda metade de abril de 1889, período em que o artista se encontrava hospedado no hospital e tinha permissão para pintar durante o dia. A nova exposição também contará com uma seleção significativa de obras de artistas que antecederam os impressionistas, incluindo a intensa ‘Natureza Morta com Três Bifes de Salmão’, de Goya, a tocante ‘Homem com Delírios de Comando Militar’ de Géricault e a provocativa ‘A rede’ de Courbet.
No ano passado, a Courtauld Gallery passou por um susto quando um incêndio quase atingiu o complexo do Somerset House, onde está localizada. Apesar do incêndio não ter impactado diretamente a galeria — que abriga obras como o autorretrato de Van Gogh de 1889 de 1889, no qual ele aparece com a orelha enfaixada — a instituição conseguiu reabrir rapidamente após o controle das chamas.
Fonte: Aventuras na História