Cotonete pode revelar quando você vai morrer

Produto analisa taxa de envelhecimento a partir de DNA das células da bochecha
Se você é daquelas pessoas que querem saber quando vão morrer, a empresa Tally Health tem o produto certo. A companhia anunciou uma espécie de cotonete que revela a rapidez com que um indivíduo está envelhecendo. O produto funciona com a coleta de DNA das células da bochecha e promete alta precisão.
De acordo com um comunicado de imprensa da Tally Health, o CheekAge é uma versão menos invasiva da tecnologia de “relógio epigenético“, uma técnica usada para determinar a velocidade de envelhecimento de um indivíduo.
Tentativas anteriores da empresa de colocar a tecnologia em prática envolveram a coleta de amostras de tecido sanguíneo e baterias de testes, procedimentos considerados invasivos. Uma espécie de cotonete foi a solução encontrada para facilitar essa medição.
Maxim Shokhirev, primeiro autor do estudo e chefe de biologia computacional e ciência de dados na Tally Health, explicou que o relógio epigenético da empresa analisa a mortalidade de um indivíduo através dos sinais de mortalidade das células sanguíneas presentes nos tecidos.
Vale lembrar que a taxa de envelhecimento inclui tanto fatores genéticos quanto fatores de estilo de vida, como consumo de bebida e fumo, níveis de estresse e exercícios físicos. Os cientistas prometem que o CheekAge consegue ‘prever’ o envelhecimento do usuário considerando tudo isso — e com nível alto de precisão.
Futuramente, a companhia espera que a tecnologia possa analisar ainda mais fatores de saúde, como a incidência de doenças relacionadas ao envelhecimento. O cotonete já está à venda no site da Tally Health por US$ 250, pouco menos de R$ 1.500 (na conversão direta e sem incluir possíveis taxas). No entanto, não está claro se o produto segue a metodologia do estudo.
Veja como foi o processo até lá:
✓ A Tally Health analisou dados de um estudo escocês que mediu a expressão de DNA de idosos ao longo do tempo, como forma de determinar sua taxa de envelhecimento;
✓ Com o tempo, a empresa considerou ter um conjunto de dados robusto o suficiente para definir esses biomarcadores de envelhecimento, usados como critério para a nova tecnologia;
✓ Em um estudo publicado no periódico Frontiers in Aging, especialistas da Tally Health explicaram que o produto é um “relógio de segunda geração”, que pode detectar as mudanças na expressão do DNA associadas à mortalidade das células;
✓ Tudo isso acontece a partir da análise do DNA das células da bochecha, coletadas pelo cotonete.
Fonte: Olhar Digital