Tecnologia & Inovação

Esponja transforma água salgada em água doce em seis horas

Esponja de aerogel feita em impressora 3D usa luz solar para transformar água salgada em água potável

Por Ana Julia Pilato

Pesquisadores da Universidade Politécnica de Hong Kong, na China, criaram uma nova esponja capaz de transformar a água salgada do mar em água doce potável. A novidade, feita com um material de aerogel, leva apenas seis horas para completar o processo e funciona com a luz do sol. Em seis horas, a técnica gera cerca de três colheres de sopa de água potável.
Não é difícil encontrarmos água na Terra, mas a maior parte dela é salgada demais para o consumo. E ainda que existam as chamadas usinas de dessalinização, elas demandam muita energia. Com a nova esponja, a equipe da China pode oferecer uma alternativa energeticamente econômica que remove o sal da água de forma mais sustentável.

O material, como explica a equipe em comunicado, é feito de uma pasta com nanotubos de carbono e nanofibras de celulose. Usando impressão 3D sobre uma superfície congelada, as camadas são adicionadas e solidificadas uma a uma, formando algo semelhante a uma esponja com “longas bolsas de ar microscópicas”.

Técnica produz 3 colheres de água potável em seis horas (Imagem: ACS Energy Letters 2025, DOI: 10.1021/acsenergylett.5c01233)

Para testar a novidade, a equipe a colocou em um copo com água salgada do mar, coberto com uma tampa curva de plástico transparente. O copo foi, então, exposto à luz do sol — que aqueceu a esponja e transformou a água em vapor, separando-a do sal.

O vapor se acumulou na tampa plástica como líquido, movendo a água, agora limpa, para as bordas, onde pingou em um funil e recipiente abaixo do copo. Após seis horas sob luz solar natural, o sistema gerou cerca de três colheres de sopa de água potável”, escreve a equipe.

Técnica da esponja funciona em diferentes tamanhos
Os pesquisadores ainda destacam que a esponja consegue manter a mesma eficiência em tamanhos variados. Testes com pedaços de um a oito centímetros de largura apresentaram taxas de evaporação iguais — o que ajuda a tornar a técnica aplicável em diferentes escalas.

Nosso aerogel permite dessalinização de capacidade total em qualquer tamanho, o que fornece uma solução simples e escalável para dessalinização sem energia para produzir água limpa”, afirmou Xi Shen, líder do estudo publicado na ACS Energy Letters.

(Foto de capa: ACS Energy Letters 2025, DOI: 10.1021/acsenergylett.5c01233)

Fonte: Olhar Digital

Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista MTB 2358-ES

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish