Comportamento & Equilíbrio

Segundo estudo, pessoas estão preferindo a companhia de seus cães à dos amigos

A pesquisa da Universidade Eötvös Loránd, da Hungria, comparou as relações entre filho, parceiro romântico, parente mais próximo, melhor amigo e cachorros

Por Helena Gomes

Não é novidade que as pessoas estão escolhendo a adoção dos animais em vez da criação de filhos. Mas, recentemente, especialistas descobriram que, para muitos, a companhia dos cães tem sido melhor que a de outros seres humanos, inclusive quando o assunto aborda os amigos.
A pesquisa da Universidade Eötvös Loránd, da Hungria, comparou as relações entre filho, parceiro romântico, parente mais próximo, melhor amigo e cachorros. Dessa forma, a conclusão foi de que a companhia dos peludinhos é mais satisfatória que as outras. E, apesar de surpreender, aqueles que fizeram tal consideração possuíam relacionamentos humanos mais fortes, então, não compensavam uma possível falta de algo.

Ao contrário dos relacionamentos humanos, os donos de cães mantêm controle total sobre seus cães, pois tomam a maioria das decisões, contribuindo para a alta satisfação relatada pelos donos. Comparado aos humanos, o relacionamento com cães envolve poucos conflitos e interações negativas mínimas”, disse o chefe do departamento de Etologia da universidade, Enikő Kubinyi, na publicação do estudo.

Ademais, “os resultados destacam que os cães ocupam um lugar único em nosso mundo social — oferecendo a proximidade emocional de uma criança, a facilidade de um melhor amigo e a previsibilidade de um relacionamento moldado pelo controle humano — revelando por que nossos laços com eles costumam ser tão profundamente gratificantes”.

Sociólogos e historiadores apontam que, desde o seu surgimento, o ser humano busca se unir àqueles que se assemelham a ele, seja no comportamento ou no pensamento. De acordo com cientistas, essa mesma tática se repete entre tutores e cães, já que muitos optam por animais com personalidades e aparências parecidas.

Recentemente, especialistas reuniram os resultados de 15 estudos que analisam as semelhanças entre os cachorros e seus tutores. Assim, descobriram que eles comumente apresentaram os mesmo níveis de simpatia, apego, ansiedade e felicidade.

Fonte: Bons Fluidos

Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista MTB 2358-ES

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish