Brasil revela os primeiros aeroportos de carros voadores
Brasil construirá primeiros vertiportos para operação de táxis aéreos elétricos. Saiba como funcionará este novo modal
A Pax Aeroportos e a UrbanV firmaram parceria para construir os primeiros vertiportos urbanos do Brasil no Campo de Marte, em São Paulo, e em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. As estruturas servirão como bases para operação de veículos elétricos de decolagem e pouso vertical, conhecidos como “carros voadores”.
Os vertiportos funcionarão como pontos de conexão para passageiros que utilizarem os “táxis aéreos” nas duas maiores cidades brasileiras. De acordo com o UOL, as instalações serão construídas em aeroportos já existentes, ambos administrados pela Pax Aeroportos. No Campo de Marte, na capital paulista, o hub permitirá ligações com regiões como a Faria Lima, Alphaville, Campinas e Baixada Santista. Além disso, facilitará o acesso aos aeroportos de Guarulhos e Congonhas. Em Jacarepaguá, na capital fluminense, o vertiporto atenderá, principalmente, a zona oeste carioca. Também oferecerá conexões para Niterói e os principais aeroportos da região.
A Pax Aeroportos trabalha em conjunto com a Anac para desenvolver a regulamentação necessária para este novo segmento de mobilidade aérea avançada. Apesar do anúncio, ainda não há data definida para o início das operações. Diversos aspectos técnicos estão sendo discutidos para viabilizar o funcionamento, incluindo o tipo de piso da pista, procedimentos de embarque e desembarque de passageiros e definição de rotas diárias.
Desafios para implementação
A implementação dos “táxis aéreos” no Brasil enfrenta desafios significativos. Entre eles estão a necessidade de uma rede elétrica para recarga dos carros voadores, criação de regulamentação específica e viabilidade econômica. Os eVTOLs (veículos elétricos de decolagem e pouso vertical) representam uma alternativa de transporte em resposta à crescente demanda por soluções de mobilidade aérea urbana mais rápidas e menos poluentes.
Paralelamente aos projetos no Rio e em São Paulo, São José dos Campos, no interior paulista, também desenvolve um vertiporto experimental. A Anac selecionou a cidade no final de 2025 para uma iniciativa que envolve a SJK Airport e a operadora VertiMob Infrastructure.
O município, sede da Embraer, empresa brasileira que desenvolve este tipo de veículo, terá seu vertiporto experimental em funcionamento em 2027. Aliás, os testes estão programados para ocorrerem ainda em 2026. Porém, ainda não há informações sobre os custos de implementação dos vertiportos nem sobre os valores que serão cobrados pelos serviços quando estiverem em operação.
A Pax Aeroportos, em comunicado sobre a parceria com a UrbanV, destacou que os vertiportos representam um avanço significativo para a mobilidade urbana no Brasil. Por outro lado, a Anac reforçou seu compromisso com o desenvolvimento seguro desta nova modalidade de transporte.
(Foto: Embraer/Reprodução)
Fonte: Giz Brasil







